O tempo em São Carlos e na região permanece estável nesta sexta, 8, com poucas nuvens e sem previsão de chuva, o padrão deverá se repetir no fim de semana devido ao bloqueio atmosférico que impede a chegada de uma frente fria ao estado. Infelizmente, permaneceremos com baixos índices de umidade do ar (de 20 a 30%) e com temperaturas elevadas no período da tarde, perto dos 30°C. À noite, as temperaturas voltam a cair e ficam entre 10 a 13°C.
Convém explicar que bloqueios em meteorologia são padrões de grande escala no campo da pressão atmosférica que são quase estacionários, ‘bloqueando’ efetivamente ou redirecionando ciclones migratórios e influenciando diretamente o tempo.
Por isso, o clima de deserto: calor de dia e frio à noite se acentuará, a poeira no ar também aumentará, o que prejudicará quem tem problemas respiratórios.