Falha no Cloudflare tira do ar X (Twitter), ChatGPT e diversos sites em todo o mundo

Falha no Cloudflare Tira do Ar X (Twitter), ChatGPT e diversos sites do ar em todo o mundo
Falha no Cloudflare Tira do Ar X (Twitter), ChatGPT e diversos sites do ar em todo o mundo

Uma instabilidade de grande escala atingiu os serviços da Cloudflare na manhã desta terça-feira (18), resultando na paralisação ou lentidão de inúmeros websites e plataformas digitais ao redor do mundo. A falha no provedor de distribuição de conteúdo e segurança cibernética, essencial para a infraestrutura da internet, começou a ser notada por volta das 8h50 (horário de Brasília).

Entre os serviços mais impactados estavam a rede social X (anteriormente Twitter) e o chatbot de Inteligência Artificial ChatGPT, cujos usuários relataram dificuldades de acesso. No caso do X, as tentativas de atualização do feed resultavam em uma notificação de erro, enquanto no ChatGPT, a indisponibilidade era ligada a uma ferramenta de segurança da própria Cloudflare.

O site Down Detector, que monitora interrupções de serviços digitais, também foi afetado, dificultando a visualização inicial da extensão do problema. Quando o acesso foi restabelecido, o portal já exibia um aumento significativo de reclamações não apenas sobre a Cloudflare, mas também com relação à Amazon Web Services (AWS), indicando um efeito cascata na infraestrutura de cloud computing.

Investigação e Reconhecimento da Falha
A Cloudflare prontamente reconheceu a interrupção em sua página oficial de status. Por volta das 9h, a empresa publicou um comunicado afirmando estar investigando ativamente a causa da falha:

“A Cloudflare está ciente e investigando um problema que afeta vários clientes: erros generalizados de código 500, com o Painel e a API da Cloudflare também apresentando falhas. Estamos trabalhando para compreender o impacto total e mitigar esse problema. Mais atualizações serão divulgadas em breve.”

A abrangência da falha demonstra a centralidade da Cloudflare na manutenção da conectividade global e ressalta a vulnerabilidade de uma internet cada vez mais dependente de grandes provedores de cloud e CDN.

Leia mais: Casos de COVID-19 aumentam em São Carlos e Saúde liga o alerta e recomenda medidas de prevenção