Colapso: Ocupação de leitos de UTI para COVID-19 chega a quase 92% na região de São Carlos

UTIs com alto índice de ocupação

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a COVID-19 na região de São Carlos e Araraquara está perto dos 100%. Na tarde de ontem, 8, a atualização da Fundação SEADE mostra que o percentual bateu na casa dos 91,9, ou seja, quase 92% de ocupação, um cenário desolador e que mostra que se nada for feito o colapso no sistema será inevitável.

A situação é tão crítica que no dia de ontem a região entrou praticamente em lockdown com o início da Fase Vermelha do Plano SP. Na Fase Vermelha, ou seja, com restrição total, podem funcionar somente farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.


Os demais serviços não essenciais só poderão atender em sistema drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos. A determinação do Governo do Estado de São Paulo se deu pela preocupação do aumento de casos de infectados somado a grande ocupação de leitos de UTI na região que compõe a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), da qual São Carlos e outros 23 municípios fazem parte.


Portanto na fase vermelha não podem funcionar academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais. O consumo local em bares está totalmente proibido. Nas lojas de conveniência só pode a venda de bebidas alcoólicas entre 6h e 20h em todos os 645 municípios. Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor.

Em São Carlos, estão internadas hoje 81 pessoas, sendo 39 adultos na enfermaria (33 positivos, 4 suspeitos e 2 negativos). Na UTI adulto estão internadas 40 pessoas (35 positivos, 4 suspeitos e 1 negativo). Neste momento 2 crianças estão internadas na enfermaria, 1 com suspeita da doença e 1 com resultado negativo. Nenhuma criança está internada neste momento na UTI. VINTE pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos (Ibaté, Dourado, Descalvado, Itirapina e Araraquara).


A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 78% (25 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS). Na enfermaria/SUS estão internadas 23 pessoas. Na rede particular 18 pessoas estão internadas na enfermaria e 15 na UTI.


O município conta desde o dia 22 de janeiro com 32 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário (HU) e 22 na Santa Casa (18 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).