Coluna Onda Esportiva analisa os confrontos do Mata-Mata da Liga dos Campeões

* Curta a página do programa Onda Esportiva no Face: www.facebook.com/ondaesportiva

 

Um olhar sobre as oitavas de final da UEFA Champions League

Fase de mata-mata da Liga dos Campeões da Europa começa na próxima terça; confira uma análise dos confrontos

 

Por Olavo Villas Boas

 

A temporada 2018-2019 chega à sua etapa final, e o sorteio dos jogos de oitavas de final da UEFA Champions League foi generoso com o admirador do bom futebol, com o admirador dos grandes jogos.

Uma grande sensação de equilíbrio pairou sobre as partidas, e agora o Onda Esportiva/São Carlos em Rede analisa um por um dos duelos, que começam na próxima terça (12).

 

Roma x Porto (12/02, 18h)

A Roma deixou recentemente uma imagem de time aguerrido, raçudo, devido à virada histórica sobre o Barcelona na temporada passada. Entretanto, na atual temporada, ocupa apenas o sexto lugar no Campeonato Italiano, e passou em segundo lugar em seu grupo, liderado pelo Real Madrid, que venceu o time romano em casa e fora durante a primeira fase.

O Porto vive grande fase, lidera o campeonato português que tem sido dominado pelo Benfica nos últimos anos. O time do Estádio do Dragão venceu 5 jogos e empatou apenas 1 na primeira fase, com direito a goleada sobre o Lokomotiv, e grandes apresentações. Logo, nesse momento, o favorito é o Porto.

 

Manchester United x PSG (12/02, 18h)

Ambos os times vivem crescentes; o United subiu de produção após a demissão do ultrapassado treinador José Mourinho, fez bons jogos na Premier League, com resultados sonoros, mas ainda não foi testado no cenário europeu.

O PSG evoluiu com a chegada de Thomas Tuchel, que montou um esquema tático onde o melhor de cada jogador é aproveitado individualmente. Além disso, o time parisiense saiu líder do grupo da morte, com direito a goleada sobre o já campeão europeu Estrela Vermelha de Belgrado, e vitória sobre o gigante Liverpool por 2×1 com grande exibição de Neymar, que se recupera de lesão e está fora dessa fase da Liga dos Campeões.

Enfim, com leve vantagem, o Paris Saint Germain é o favorito.

 

Tottenham x Borussia Dortmund (13/02, 18h)

Famoso por ser um grande time no vídeo game, o terceiro colocado da Premier League, o Tottenham, vai travar um duelo interessante com o emblemático Borussia Dortmund, que conta com a grande fase de seu camisa 11, Marco Reus, símbolo de fidelidade da torcida, eleito o melhor jogador alemão da temporada.

São times com estilos de jogo parecidos, com jogadores velozes pelos lados, meias articuladores inteligentes. A única disparidade fica por conta dos centroavantes, já que Harry Kane é muito superior a Paco Alcácer.

Por fim, o Borussia leva leve vantagem sobre os Spurs.

 

Ajax x Real Madrid (13/02, 18h)

 

O tetracampeão europeu Ajax tem chances de vencer se contar com grandes apresentações de seus jovens nomes como De Ligt e David Neres.

Do outro lado, em fase conturbada, vem o atual tricampeão da Europa e do Mundo, desmontado, sem suas peças fundamentais para as recentes conquistas, Zidane e Cristiano Ronaldo.

A camisa pesa, a história fala alto, o Real Madrid é favorito sob o preceito de que uma vitória do time holandês não seria uma zebra.

 

Atlético de Madrid x Juventus (20/02, 17h)

A Juve vem embalada após conquistar o primeiro título da temporada, e também o primeiro de Cristiano Ronaldo com a camisa dos “bianconeros”. Liderando o Campeonato Italiano, em grande fase, vai enfrentar um Atlético de Madrid bem mais fraco que os comandados por Diego Simeone nos últimos anos, mas que ainda assim é o atual campeão da UEFA Europa League e da UEFA Super Cup.

O time é o vice-líder do Campeonato Espanhol, alguns pontos atrás do Barcelona.

Por fim, uma leve nuvem de favoritismo cai sobre o time de Turim, porém, mostra-se o duelo mais equilibrado deste sorteio

 

Lyon x Barcelona (19/02, 17h)

O Barcelona apresenta até então o melhor futebol dessa UEFA Champions League. Com grandes partidas, vencendo Tottenham, PSV e Inter de Milão, o time catalão passou soberano por um dos grupos da morte e se classificou com prestígio para o mata-mata.

Já o Lyon passou em segundo no grupo do City, com 2 pontos acima do terceiro colocado Shaktar.

Não há nenhum argumento plausível para tirar o favoritismo do Barcelona.

 

Schalke 04 x Manchester City (20/02, 17h)

O time alemão, que sofreu uma queda no orçamento após a perda do contrato de patrocínio da Adidas, e que não brilha na Bundesliga, deve ser alvo fácil do Manchester City de Guardiola, que atropelou todo mundo na fase de grupos, perdendo apenas um jogo para o vice-colocado Lyon.

O time inglês não tem muita tradição no torneio, porém o elenco é extremamente qualificado, vice-líder da Premier League e atual campeão.

O favoritismo é gigantesco aos blues, e, talvez, o maior abismo entre equipes nessa fase do torneio.

 

Por fim, Liverpool x Bayern de Munique (19/02, 17h)

 

O atual vice-campeão da Liga dos Campeões vai travar contra o atual (Hexa) Campeão Alemão o duelo mais esperado dessa fase.

São 10 títulos em campo, 5 para cada lado, muita história, muita tradição, muita camisa, em um grande duelo.

O Liverpool leva favoritismo devido ao momento, mas o elenco do time bávaro não pode ser subestimado.

O time alemão sofreu com lesões de peças importantes em jogos de mata-mata nas recentes edições da UCL, o que acabou comprometendo suas performances.

Se dessa vez nenhuma lesão desfalcar o Bayern, temos tudo para ter um jogo histórico.