Com Dia das Mães, São Carlos marca percentual de isolamento que permitiria reabertura no dia 31

Política ferve

Central de inteligência analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social

 

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 53% neste domingo (10). Em São Carlos, o isolamento que no sábado foi de 49%, no dia de ontem, 10, marcou 54%. O domingo que passou foi dedicado às mães, vale dizer que São Carlos tem hoje 40 casos confirmados de COVID-19 e três mortes. O Governo do Estado tem afirmado que com 55% de isolamento as cidades poderiam ter a chance de começar uma reabertura econômica no dia 31 de maio, data em que se encerra essa nova quarentena.

Araraquara quem tem 120 casos positivos marcou 42% no sábado, 9, e 47% no dia de ontem.

Ribeirão Preto que fez 44% no sábado, no dia de ontem, marcou 48%. Já Franca, pulou de 44% para 55%. Rio Claro saltou de 52% no sábado para 54% no domingo.

 

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

 

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

 

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.