Com mudanças, primeiro dia de ENEM acontece no próximo domingo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2017 se aproxima e apresenta uma série de mudanças. Uma delas é de que neste ano o ENEM não servirá como certificado de Ensino Médio completo. Além disso, haverá a utilização de detectores de aparelhos de ponto eletrônico de ouvido, provas personalizadas e detectores de metal, medidas adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a fim de garantir maior segurança.  Será utilizado um detector de metal para cada 100 candidatos, somando um total de 67 mil detectores. Dessa forma, o Inep garante a vistoria dos participantes na entrada e na saída de todos os banheiros das 13.632 coordenações de local de aplicação.

Também há alteração no dias das provas. Neste ano, diferente das edições anteriores, o ENEM será realizado em dois domingos. O primeiro dia de prova acontece no próximo dia 05 de novembro, e o domingo seguinte (12) é o último dia de prova. Essa novidade se deve principalmente aos gastos gerados com participantes sabatistas. Anteriormente estes participantes tinham de esperar até às 19h do sábado para iniciar a prova. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os 76 mil candidatos sabatistas que fizeram a prova geraram um gasto de cerca de R$ 646 mil. Além disso, o Inep realizou uma consulta pública onde 36% daqueles que responderam à consulta votaram pela realização da prova em apenas um dia, enquanto 63,7% preferiram a manutenção em dois dias.

Neste ano, o primeiro dia de ENEM consiste na aplicação das provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração. O segundo domingo terá as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

O professor de Redação do cursinho preparatório Certo Vestibulares, em Porto Alegre, Sérgio Augusto Santana, afirma que o fato de a prova de a prova de Redação ser feita no primeiro domingo e juntamente com as provas de Ciências Humanas e Linguagens ajuda o candidato a organizar seus argumentos:  “a realização da redação no primeiro dia, tem como caráter pegar um aluno descansado. Ali temos um aluno se utilizando da prova de redação como primeiro exercício. A prova de Ciências Humanas, assim como a prova de Linguagens,  vai ajudar bastante no planejamento, organização de suas ideias e elaboração de suas argumentações.” afirma o professor.  Para Raíssa Kalsing (19), candidata que fará a prova pela quinta vez, às mudanças serão benéficas: “Acredito que essa forma de aplicação é mais confortável, pois o intervalo entre elas dá a chance de os estudantes poderem revisar novamente a matéria, e a disposição das provas colabora para a organização do pensamento”, salientou a candidata.

 

Sobre a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) de  suspender a regra que zera a prova de redação de quem desrespeitar os direitos humanos, o Inep diz que ainda não foi notificado e que se isso acontecer irá recorrer da sentença.