Com sistema de saúde em colapso, Estado socorre Araraquara e abre mais 70 leitos para a COVID

Edinho recebeu visita de Vinholi

Araraquara registrou nesta terça, 16, mais cinco mortes por Coronavírus e viu seu sistema de saúde entrar em colapso. Porém, o município foi agraciado pelo Governo do Estado com mais 70 leitos para a COVID-19.  “Hoje, Araraquara amanheceu com o sistema de saúde em colapso Na manhã desta terça-feira, 16 pacientes aguardavam sem leitos para internação. Após diálogo que firmamos ontem à noite com o governador João Doria, recebemos hoje as visitas do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, e do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Estivemos no hospital de campanha para apresentar nossa estrutura de enfrentamento à Covid-19”, disse o prefeito Edinho Silva.

Segundo Edinho, a notícia foi importante para a região. “Vinholi e Gorinchteyn anunciaram que o Governo do Estado irá investir R$ 1,5 milhão na abertura de mais 95 leitos na região, sendo 70 deles em Araraquara. Desses 70, o hospital de campanha receberá 40 (30 UTIs de suporte ventilatório e 10 de enfermaria) e o Pronto-Socorro do Melhado terá mais 30 leitos de enfermaria. A situação é muito crítica, pois a cidade amanheceu tecnicamente em colapso de saúde, com pacientes aguardando leitos para internação e todos os leitos ocupados”, explicou.

Porém, o prefeito voltou a pedir o isolamento social para os moradores da cidade vizinha.  “Além dos novos leitos, o momento exige a colaboração da população para a manutenção do isolamento social, diminuindo a contaminação e as internações. A nova cepa do vírus em circulação é mais transmissível e preocupa muito as autoridades de saúde. Agradeço muito aos secretários estaduais e ao governador João Doria pela solidariedade. É hora de união de todos para enfrentarmos esse período difícil e salvarmos vidas”, finalizou.