Comércio passa a funcionar 8h diárias a partir de segunda-feira

Centro de São Carlos/Foto: Rogério Gianlorenzo

 região de São Carlos vai continuar na Fase Amarela do Plano São Paulo. O anúncio foi feito pelo vice-governador, Rodrigo Garcia, e pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, no início da tarde desta sexta-feira, 21.

Com a décima primeira atualização divulgada, a única mudança na região será em relação ao novo horário anunciado por Rodrigo Garcia na quarta-feira (19), que muda de 6h para 8h diárias, a permissão do funcionamento na Fase Amarela.

Ao lado do Sincomércio, o presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), José Fernando Domingues, protocolou ofício na manhã desta sexta-feira, junto à Prefeitura de São Carlos, com a proposta de como deverá ficar o expediente para os setores do comércio em geral e serviços, a partir da próxima segunda-feira, 24. “Com o acréscimo de mais 2 horas no horário, propomos ao Comitê de Combate ao Coronavírus de São Carlos, que o comércio passe a funcionar das 10h às 18h, a partir da próxima semana”, explicou Zelão.

A mudança para 8h diárias é válida para todos os setores, como comércio, serviço, shoppings, salões de beleza e barbearia, restaurantes e similares, academias, convenções e atividades culturais, os quais devem respeitar todas as recomendações de segurança, entre elas, o uso obrigatório de máscaras, e adotar os protocolos padrões e setoriais específicos.

Zelão lembra que a quarentena não acabou e volta a reforçar a necessidade de se continuar atento às medidas sanitárias. “Vamos continuar atentos, respeitando as medidas de distanciamento social e os protocolos sanitários, utilizando máscaras, para que, finalmente, consigamos avançar para a Fase Verde, aumentando a flexibilização das nossas atividades comerciais”, afirmou.

As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.