Como arrasar nos bloquinhos: docentes do Senac dão dicas de customização de acessórios

Dicas para o Carnaval

Conceito eco-fashion, cores neons e tiaras enfeitadas são alguns dos destaques para o Carnaval 2020

Após as comemorações de final de ano, a festa mais aguardada pelos brasileiros é o Carnaval, que este ano ocorre de 21 a 25 de fevereiro. E para curtir a folia de uma forma original e confortável, nada melhor do que customizar seus próprios acessórios. Érika Ferreira e Ana Carolina Marcondes, docentes de moda do Senac Araraquara e São Carlos, respectivamente, prepararam algumas dicas de como montar looks estilosos e modernos de uma maneira ecológica, barata e fácil.

Nessa época, um dos itens carnavalescos mais famosos é o abadá. Segundo Érika, a forma mais eficiente de personalizar a sua própria peça é encontrar um projeto para usar como inspiração. “A pessoa precisa escolher algo simples, que envolva poucas etapas. Assim, ao finalizar o corte do tecido, já é hora de usar e abusar dos adereços, como pedrarias, fitas, franjas e correntes, sem precisar de muito acabamento”, explica.

Para combinar com o abadá, as meninas podem apostar em um jeans retrô, sem lavagem, e peças com muita cor. “O neon e o brilho estão em alta. Além disso, vale sempre lembrar que esse é o período do ano para exagerar no glitter ecológico e em peças artesanais rendadas, que tornam o visual mais original e também chamam muita atenção”, detalha a docente.

Já para os foliões que estão à procura da fantasia perfeita, a dica é adaptar algumas roupas velhas. “Se a criatividade não ajudar, basta acessar a internet para encontrar alguma inspiração e deixar o look fantástico. As pessoas também podem recorrer aos brechós e se surpreender com a variedade de estilos possíveis”, indica Érica.

Ana Carolina ressalta que o conceito eco-fashion chegou com tudo na moda, mostrando a mudança de comportamento do atual consumidor. E no Carnaval não é diferente. “É interessante reaproveitar peças que as pessoas tenham no armário, como calças que podem virar shorts e blusas que podem virar croppeds. A ideia é customizar e transformar. Isso evita o consumo desnecessário e ajuda a desenvolver a criatividade”.

Para quem busca algo diferenciado, a docente do Senac São Carlos separou uma dica de look bem divertido para os foliões: fantasia de sushi. É engraçado, simples e rápido. “Bastar pegar um cinto largo de tecido elástico, colocar um peixe de pelúcia nas costas e utilizar um hashi. Use uma blusa básica branca por baixo e capriche na maquiagem”.

 

Acessórios em alta

Nos últimos anos, o que mais tem chamado atenção nos bloquinhos de Carnaval, além das fantasias diferenciadas, são as tiaras customizadas, com frases, estrelas, unicórnios, conchas, corações, planetinhas, plumas e flores. Tudo depende do gosto da pessoa.

Esses acessórios podem ser o ponto forte do look. “A escolha deve ser feita respeitando o estilo de cada um, mas, no carnaval, cabe uma exceção e o pessoal pode abusar”, comenta Ana Carolina.

As máscaras também são comuns e fazem sucesso. Segundo a docente, elas podem ser feitas a mão com papéis de rascunho, papelão, caixas de leite ou de sapatos. “Use glitter, tinta colorida, lantejoulas e outros adereços para personalizá-la. O sucesso é garantido”.

 

Serviço:
Senac Araraquara
Local: Rua João Gurgel, 1935 – Carmo – Araraquara/SP
Informações: www.sp.senac.br/araraquara

 

 

Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, 700 – Centro – São Carlos/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos