Confira os locais de vacinação contra a COVID em São Carlos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Departamentos de Gestão do Cuidado Ambulatorial e de Vigilância em Saúde, informa que continuará a partir desta segunda-feira (14/06) a vacinação contra a COVID-19 para profissionais da educação básica de 18 a 44 anos e pessoas com ou sem comorbidades de 58 e 59 anos, bem como das demais pessoas de grupos anteriores que ainda não foram imunizados.


Para melhor atender todos que já podem ser imunizados, e também quem precisa tomar a segunda dose, a Secretaria de Saúde fez uma divisão de grupos por locais de vacinação.


Confira os locais e os documentos necessários para receber a vacina contra a COVID- 19:

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – As UBS’s do Cidade Aracy, Azulville, Redenção, Santa Felícia ou São José as equipes estarão vacinando a partir desta segunda-feira (14/06) as gestantes com 18 anos ou mais (apresentar Carteira de Gestante), puérperas (até 45 dias pós parto) com 18 anos ou mais (apresentar Certidão ou Declaração de Nascimento), pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais (relatório médico) professores de 18 a 44 anos (levar QRCode impresso) e as pessoas que devem tomar a segunda dose da CORONAVAC (levar carteira de vacinação da primeira dose). O horário de vacinação nas unidades é das 9h às 15h de segunda a sexta-feira.

DRIVE-THRU – Nos postos volantes com sistema drive-thru na FESC, Vila Nery e Estádio Luisão, serão imunizados professores com 45 ou mais (levar QRCode impresso), pessoas com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual) com 18 anos ou mais (apresentar laudo médico que indique a deficiência; ou comprovação de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; ou documento oficial com indicação da deficiência; ou cartões de gratuidade do transporte público); pessoas com 59 e 58 anos sem comorbidades (documentos com foto e CPF); profissionais de saúde (com carta liberação da VIGEP e documento com foto e CPF); motoristas e cobradores do transporte coletivo (levar QRcode impresso e documento com foto e CPF); idosos (cadastro e documento com foto e CPF) e as pessoas que devem tomar a segunda dose da ASTRAZENECA (levar carteira de vacinação da primeira dose). Os postos volantes também vão atender de segunda a sexta das 9h às 15h.
Quem for receber a primeira dose da vacina, independente do grupo, deve fazer o cadastro prévio no http://www.vacinaja.sp.gov.br e, no dia da vacinação, levar impresso o formulário de vacinação disponível no link

http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente, lista de comorbidades no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades).


Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e imprimir o voucher com o QR Code, além de apresentar documento com foto e CPF. Já os motoristas e cobradores devem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, devem clicar em profissionais do transporte, inserir o e-mail e aguardar o recebimento de um voucher de confirmação, que deverá ser entregue impresso no momento da vacinação.
Quem faz parte do Programa de Saúde de Família deve agendar a vacina na Unidade de Saúde da Família (USF) que possui cadastro.


De acordo com Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde, essas mudanças foram necessárias já que no momento a cidade recebe vacinas de três laboratórios: Astrazeneca, Coronavac e Pfizer. “Vale lembrar que as vacinas são aplicadas de acordo com a ampliação dos grupos prioritários e com o recebimento das doses. Os lotes de doses das vacinas vêm destinadas conforme orientação do Governo do Estado”, esclarece a diretora.