Conheça a doença ortopédica que pode afetar o quadril de pacientes jovens

Essa doença pode dificultar a realização de simples movimentos, como abaixar-se e levantar-se, caminhar, subir e descer escadas/ Divulgação

 Embora as pessoas tenham o costume de associar doenças ortopédicas à população acima dos 60 anos, diversas patologias também podem atingir as estruturas ósseas, articulares e musculares dos jovens, por exemplo a osteonecrose, que causa o falecimento de ossos pela falta de suprimento sanguíneo e pode estimular o desenvolvimento de artrose avançada de forma precoce.

De acordo com o ortopedista e traumatologista, com área de atuação em quadril da Clínica Prime Regen, Dr. Luiz Cesar Ludovice, o avanço da osteonecrose pode afetar de forma expressiva a qualidade de vida dos pacientes, principalmente nas pessoas mais jovens, considerando que estão em um momento ativo da vida, com alta demanda de tarefas pessoais e profissionais.

“Essa doença pode dificultar a realização de simples movimentos, como abaixar-se e levantar-se, caminhar, subir e descer escadas. No caso de o paciente ser praticante de alguma atividade física, o quadro é ainda mais preocupante, pois com o avanço da osteonecrose, dificilmente terá o mesmo desempenho”, pontuou o Dr. Luiz.

O ortopedista explica que essa patologia pode surgir por causa de lesão ou de maneira espontânea, mas acontece de forma mais recorrente por histórico traumático. “Os sintomas incluem dor e limitação do movimento da articulação afetada. Para identificar o problema, o médico especialista fará um exame clínico dos sintomas e solicitará exames de radiografias e ressonância magnética”.

Por ser uma doença que causa inúmeros danos ao bem-estar, o Dr. Luiz C. Ludovice alerta que é necessário adotar medidas de prevenção. “O tabagismo pode ser um risco, por isso, é necessário buscar ajuda e parar de fumar, assim como o consumo de álcool que deve ser controlado e, sobretudo, evitar a ingestão de remédios corticosteroides”. Além disso, o ortopedista indica às pessoas ter uma rotina de exercícios físicos para promover o fortalecimento muscular.

Sobre o especialista: Dr. Luiz Cesar Ludovice é médico ortopedista e traumatologista com área de atuação em quadril e pé na Clínica Prime Regen. Além disso, é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Medicina do Pé e membro aspirante da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Curta nossas redes sociais: Instagram @clinica_primeregen e Facebook @clinicaprimeregen