Convênios entre Secretaria Municipal de Educação, SESC e SESI proporcionam educação física adaptada para alunos da rede

Atividades realizadas

Dois convênios envolvendo a Secretária Municipal de Educação (SME), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) proporcionam aos estudantes da rede municipal de ensino o uso das dependências das instituições privadas para a realização das atividades de educação física adaptada.


As parcerias da SME com o Sesc São Carlos e com o Sesi foram renovadas neste início de semestre letivo de 2022. São envolvidos diretamente nas atividades os estudantes que são público-alvo da Educação Especial (PAEE) que procuram o atendimento do Programa de Educação Física Adaptada inserido no Programa de Fortalecimento para Inclusão.


O programa também é extensivo aos estudantes da rede estadual de ensino e à comunidade são-carlense. O objetivo é oferecer atividades físicas de esporte e lazer para os estudantes com deficiência. Com o retorno das aulas presenciais em 2022 na rede municipal e com a flexibilização das regras de combate à pandemia da COVID-19, em torno de 80 estudantes são beneficiados, mas sendo que esse número pode crescer na medida em que houver interesse dos pais e responsáveis e houver indicação de profissional especializado.


Nas dependências do Sesc, no espaço de ginástica multifuncional, quadras e piscinas aquecidas, as atividades serão realizadas de terça a sexta-feira, nos três períodos: manhã, tarde e noite, para os 45 estudantes PAEE da EMEB “Dalila Galli”, EMEJA “Austero Manjerona”, e EMEB “Carmine Botta”, entre outras unidades escolares, que podem praticar natação, condicionamento físico, goalball e futebol.
No Sesi as atividades serão realizadas às terças e quintas-feiras, de manhã e à tarde, na academia de ginástica, na pista de atletismo e na quadra para 31 estudantes PAEE. Nos dias de chuva o grupo utiliza a área coberta da instituição.


Os professores especializados da rede municipal de ensino envolvidos com os estudantes PAEE promovem as matrículas e organizam as atividades. A Secretaria Municipal de Educação oferece transporte para os interessados, sendo que pais e responsáveis também levam os próprios filhos para realizar as atividades.


São quatro professores que atuam dentro do Programa de Educação Física Adaptada e que estão habilitados para trabalhar com esse público. A coordenação do programa é feita pela Seção de Apoio à Educação Especial (SAEE) por meio do Departamento Pedagógico da SME.


“Essas parcerias são muito importantes para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e, com apoio do prefeito Airton Garcia, pudemos efetivar esses convênios”, destaca a secretária de Educação, professora Wanda Hoffmann.