Cooperativas de crédito e transporte de São Carlos unem esforços

Para Martinelli, é fundamental praticar o princípio da intercooperação. “A Coopama está nascendo com uma proposta bastante interessante e nada mais apropriado do que apoiarmos com nossa experiência e serviços”, explicou o presidente do Sicoob Crediacisc.

A união de forças e objetivos ainda é um dos melhores caminhos para o crescimento. Esse foi o resumo da reunião realizada na última terça-feira (6) entre o Sicoob Crediacisc, cooperativa de crédito de São Carlos, e a Coopama, cooperativa de motoristas de transporte de passageiro de São Carlos.

Nascida há 17 anos a partir da união de 30 empresários ligados à Associação Comercial (Acisc), o Sicoob Crediacisc tem 2,5 mil cooperados. “Somos mais de dois mil donos da cooperativa que visam oferecer condições melhores de taxas e juros aos cooperados”, explica o presidente da diretora executiva, Marcos Martinelli.

Para Martinelli, é fundamental praticar o princípio da intercooperação. “A Coopama está nascendo com uma proposta bastante interessante e nada mais apropriado do que apoiarmos com nossa experiência e serviços”, explicou o presidente do Sicoob Crediacisc.

“O acolhimento e a experiência do Sicoob Crediacisc estão sendo fundamentais para superarmos nossas dificuldades iniciais”, observou Marcelo Santos, diretor presidente da Cooperativa de Logística e Transporte de Passageiros dos Motoristas Autônomos do Estado de São Paulo (Coopama).

A Coopama São Carlos já reúne cerca de 80 motoristas e pelo menos 5 mil usuários em um aplicativo exclusivo de transporte de passageiros. “A cada dia ganhamos novos usuários e temos novos motoristas manifestando interesse em ingressar na cooperativa”, comemora Santos.

A precarização do trabalho e a baixa remuneração pelos aplicativos tradicionais levaram os motoristas são-carlenses a se organizarem, assim como tem ocorrido em diversos outros municípios. A ideia de lançar o próprio app surgiu há pelo menos 2 anos, mas foi a partir de meados de 2021 que saiu do papel.

“Já temos parceiros importantes, mas ainda estamos na fase de mostrar nosso diferencial”, explica Marcelo dos Santos. O aplicativo da Coopama São Carlos está disponível para ser baixado nas lojas onlines.

“Os aplicativos tradicionais não estão preocupados com as condições de trabalho dos motoristas, o desgaste dos veículos e outros fatores. A rotatividade é muito grande, novos motoristas chegam a cada dia sem noções de custos e despesas”, destaca o tesoureiro da Coopama, André Zambon.

O preço cobrado por uma corrida pelo app da Coopama São Carlos é praticamente igual ao das outras plataformas. No entanto, existem vantagens para o motorista cooperado, cujo valor do desconto fica entre 10 e 12% da corrida, e para os usuários, que têm a segurança de serem transportados por motoristas de São Carlos, capacitados e em carros melhor cuidados.

A Coopama São Carlos está se estruturando em São Carlos enquanto faz parcerias com cooperativas de outros municípios e Estados. “Estamos conhecendo a capacidade do movimento cooperativo e entendendo que há caminhos viáveis para o desenvolvimento da economia local e melhores condições de trabalho”, frisa Santos.