Coronavac: o PSDB de São Carlos no divã da vacina

Vacinas: primeiro em Araraquara

As vacinas Coronavac chegaram à região, mas não na maior cidade do Centro do Estado. Foram para Araraquara, querida vizinha de São Carlos e que tem no prefeito Edinho Silva (PT) um claro adversário do PSDB, do governador João Doria. Isso não é novidade, o governo do Estado de SP não trata São Carlos com o devido prestígio que a cidade merece, por isso temos aqui o motivo de uma reflexão: por que Edinho do PT tem mais prestígio que todos os políticos são-carlenses, inclusive os tucanos, e consegue ter a vacina primeiro que os são-carlenses? Vale lembrar que temos também uma população maior que a Morada do Sol.

Semana passada, o vereador Marquinho Amaral (PSDB) criticou duramente o poderoso tucano Marco Vinholi que tem o cargo de secretário de Desenvolvimento Regional por ir a um encontro em Araraquara onde os tucanos são-carlenses sequer foram convidados. Dizem que até Lobbe Neto teria discutido com os tucanos da capital sobre o assunto e novamente sou obrigado a perguntar: qual o prestígio que o PSDB local tem com o governo estadual? Por que Doria trata São Carlos como uma cidade “na região de Araraquara”  e não como uma cidade da região central como deveria ser? Por que os tucanos são-carlenses não perguntam isso a ele?

Segundo consta, amanhã Doria estará em Araraquara participar de ato simbólico da vacinação com a Coronavac, por aqui, a Prefeitura informou que as vacinas nem chegaram ainda e que devem aportar por nossas terras somente amanhã. Será que Doria vai se dignar a dar uma passadinha em São Carlos ou vai ignorar a cidade mais uma vez? Será que os tucanos locais vão dizer alguma coisa?

São Carlos não quer tirar o lugar de Araraquara, mas sim ter a mesma importância, porque se teve uma cidade que cumpriu todos os requisitos do Plano São Paulo de combate à COVID-19 foi a nossa. O prefeito Airton Garcia se indispôs com comerciantes para preservar vidas, como o próprio Doria gosta de dizer em suas pirotécnicas coletivas. A cidade liderava rankings, por um bom tempo, com menos óbitos no Estado e teve um trabalho brilhante de fiscalização da Força-tarefa em estabelecimentos que não cumpriam as regras e qual o prêmio que ganhamos? Nenhum, pois nem a vacina chegou por aqui, deverá vir amanhã, mas depois de Araraquara que aos olhos do Palácio dos Bandeirantes deve estar à nossa frente por alguma motivo que não conseguimos identificar. Os nossos irmãos araraquarenses são gente da melhor qualidade e merecem o carinho que recebem, mas Doria e seu governo, poderiam entender que São Carlos é parte importante do PIB paulista, que aqui estão muitos que podem ser considerados os maiores cientistas do Brasil e do mundo e que produzimos e exportamos conhecimento para o planeta.

Entretanto, ficamos novamente com o segundo lugar, parece que corremos para não chegar e ao que consta ainda esperamos o dinheiro para obras contra as enchentes que ocorreram por aqui e devastaram boa parte da área central. Já liberaram alguma coisa por parte do Estado ou ainda estamos só na promessa?

Resta saber o que o PSDB local tem a dizer sobre isso, o que os políticos de São Carlos vão fazer com mais essa notícia que chega, visto que os tucanos são sempre bem votados na cidade. Conduzir política de estado é algo que deve ser feito por gente de visão e eles precisam entender que cidades equivalentes merecem tratamento igualitário. Ainda é possível corrigir a rota, porém resta saber se o governo do Estado tem interesse nisso.

Renato Chimirri