Coronavírus: Psicóloga de São Carlos pede cuidados com a saúde mental em época de pandemia

A depressão é perigosa

Por Renato Chimirri

O assunto do momento na mídia mundial é o Coronavírus e a pandemia que aflige o planeta. Esse problema praticamente nos tirou a liberdade, o direito de ir a qualquer lugar, de estar num cinema, teatro ou estádio de futebol. A apreensão criada por todos estes acontecimentos, as mortes, as contaminações tem mexido com a saúde mental das pessoas, por isso fomos conversar com a psicóloga Bianca Gianlorenço que falou sobre o comportamento dos seres humanos diante dessa pandemia que vem fazendo diversos estragos na humanidade. Confira:

 

São Carlos em Rede– Como podemos lidar com este momento de apreensão por causa do Coronavírus sem comprometer nossa saúde mental? Sobretudo com nossa família.

 

Bianca Gianlorenço- No momento em que a COVID-19 foi declarada uma pandemia e o governo declarou estado de alerta é natural um aumento nos níveis de estresse e ansiedade da população em geral. Assim, a Saúde Mental não pode ser desvalorizada e devemos continuar a prestar atenção e cuidados também a quem sofre de uma doença psiquiátrica. Devemos evitar ler, ouvir ou ver notícias que nos deixem angustiados, principalmente aquelas que não tem fundamentos científicos, pois há muitas informações falsas que circulam na mídia. Não devemos compartilhar informações que não estejam confirmadas. Devemos sempre manter o diálogo com nossa família, principalmente quando há idosos e pessoas que não tem acesso à informações, que recebem uma notícia do vizinho, da colega, da igreja e etc. O momento pede calma e precisamos nos certificar sempre do estado real da situação. O site da OMS (organização mundial da saúde) e do ministério da saúde são veículos de informações oficiais.

Com nossa família também devemos ter paciência, pois na China as autoridades registraram um aumento de violência doméstica nas regiões onde as pessoas foram proibidas de sair de casa. O número de divórcios também está em alta no país. Agora imagine o Brasil onde o índice de violência doméstica já é elevadíssimo, se aumentar, se instala um caos, não?

 

São Carlos em Rede- Muitas pessoas acreditam que o Coronavírus não é nada e apenas uma invenção da imprensa, como devemos abordar esses cidadãos para esclarecer esse tipo de situação?

 

Bianca Gianlorenço- Devido ao fato do coronavírus ser um novo vírus, os estudos sobre ele ainda são poucos. Isso faz com que uma série de informações falsas, ou não totalmente verdadeiras, sejam espalhadas.

Devemos abordar mostrando os dados que já existem através de informações confiáveis, mas de maneira sensata, tentando manter o diálogo sempre.

 

São Carlos em Rede– Você acredita que essa pandemia do Coronavírus poderá aumentar os casos de depressão em São Carlos, no resto do Brasil e no mundo?

Bianca Gianlorenço- Acredito que sim. As atividades já foram reduzidas em São Carlos, e em alguns países as pessoas já estão proibidas de sair, com isso perdemos nossa rotina o que causa não só um estado depressivo, como também angustia, estresse e pânico. O confinamento gera um estado de incerteza, de tédio e de solidão levando a depressão, e quanto mais longo esse confinamento mais são as repercussões na saúde mental.

Estudos mostram que a solidão provocada pela falta de vida social, também pode propiciar um aumento dos índices de cortisol no organismo, o hormônio do estresse, e que esse aumento também representa um risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade.

 

São Carlos em Rede- As crianças estão sem aula, fazendo atividades remotas em casa no caso dos estudos, como lidar com elas neste período onde as mesmas sempre pedem para fazer alguma coisa (normalmente com aglomerações) e que são impróprias atualmente?

Bianca Gianlorenço- As crianças não devem ser esquecidas, devemos lembrar que estamos nos resguardando e não em férias, o que é bem diferente.

Podemos desenvolver com as crianças, atividades criativas, como desenhar ou jogar com a família, ler livros, o que facilita a comunicação entre pais e filhos e cria um ambiente seguro.

Podemos expor através dessas atividades lúdicas a situação para as crianças, explicando o motivo de não poderem desenvolver outros tipos de atividades.

Cuidado, pois a ansiedade dos pais pode prejudicar os filhos.

 

São Carlos em Rede– Estamos num período que é considerado de guerra pelas autoridades sanitárias, do ponto de vista psicológico, como devemos lidar com isso, pois a imprensa fala da pandemia 24 horas por dia. Você recomenda acompanhar o noticiário a todo momento?

 

Bianca Gianlorenço- Eu penso que não precisamos ficar 24 horas olhando os noticiários, de forma excessiva, o excesso é tão prejudicial quanto a falta, em qualquer situação. Não podemos fingir que não está acontecendo nada, mas também não devemos exagerar. Devemos nos atentar as novas informações, as novas recomendações, enfim as novidades que envolvem essa pandemia.

O vírus, como disse antes, é algo novo, e o novo gera medo, gera pavor, mas calma, vamos tentar desenvolver novas rotinas, você que está em casa, aproveite para cuidar da casa, ler um livro, brincar com as crianças, estudar, pois essa pandemia vai passar e nós vamos continuar.

 

Contato com a profissional:

Bianca Gianlorenço

Psicóloga

CRP:06/113629

Especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica

Cel: 16- 997375436

 

Imagem de Anemone123 por Pixabay