Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do campo através da qualidade na educação, integrando iniciativas de saúde, segurança alimentar, agricultura e meio ambiente. Com este propósito, a Cotrijal encerrou mais um ano de atividades do Projeto Escola no Campo, chegando a sua 16ª edição através de uma parceria entre a cooperativa, Syngenta, Secretarias de Educação e Fundação Abrinq.
Com foco em alunos de 5º e 6º anos de escolas públicas de 14 municípios da região de abrangência da Cotrijal, o Projeto premiou os melhores trabalhos nas categorias desenho e frase, durante a cerimônia na tarde desta quinta-feira (23/11), no restaurante do parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Os primeiros colocados de cada município, em ambas as categorias, receberam bicicletas como reconhecimento pelos trabalhos. Já os segundos lugares foram agraciados com um jogo “Banco Imobiliário”.
Além disso, os professores e secretários de Educação que participaram do projeto receberam um kit de cosméticos. O melhor relatório das atividades realizadas no ano também foi premiado, ficando com a professora Carine da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantaleão Thomaz, de Coxilha. Este foi o primeiro ano que o município participou do Projeto Escola no Campo.
16 anos de orgulho
Em 2017, participam do projeto 52 escolas, em 14 municípios, atingindo 1.417 alunos. O vice-presidente da Cotrijal e coordenador do Projeto Escola no Campo na cooperativa, Enio Schroeder, destacou o sucesso de todas as 16 edições da atividade, melhorando a qualidade de vida das comunidades. “As crianças são estimuladas a transmitir o que aprendem para suas famílias e para a sociedade em que vivem. Isso torna o projeto muito importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável”, enfatizou.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, apontou que esta é uma oportunidade de integração do campo com a comunidade, preparando os jovens para se tornarem produtores mais conscientes da necessidade de preservação dos recursos naturais.
Municípios participantes – Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Colorado, Coqueiros do Sul, Ernestina, Lagoa dos Três Cantos, Mato Castelhano, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Saldanha Marinho, Santo Antônio do Planalto, Tio Hugo, Victor Graeff e Coxilha são os municípios que integram o Escola no Campo.
Fonte: AI Cotrijal
Legenda foto: Em 2017, participam do projeto 52 escolas, em 14 municípios, atingindo 1.417 alunos.