COVID-19: Há temor de regressão da região à Fase Laranja do Plano SP

Atual classificação do Estado

A reportagem conversou com fontes em várias prefeituras da região central e muitos apostam que a região poderá regredir da Fase Amarela para a Laranja no Plano SP que controla as atividades durante a pandemia de COVID-19, o Estado anuncia na sexta, 15, a nova classificação.

Os dados, segundo alguns, indicam essa possibilidade, pois foram registradas mortes por COVID em São Carlos (quatro) e também em cidades como Ibaté, Descalvado, Américo Brasiliense e Araraquara. Há até um certo temor de que algum município possa ser reclassificado na Fase Vermelha, a mais restritiva de todas, quando somente serviços essenciais podem funcionar. Hoje São Carlos tem 22 internados em UTIs, o que perfaz de ocupação. Em Araraquara, as UTIs estão em 37,5%.

Atualmente, as restrições de atividades tiveram grandes mudanças desde a última reclassificação. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros e parques estaduais passaram a poder funcionar na fase laranja. Todas as atividades liberadas podem funcionar por até oito horas diárias, e não mais apenas quatro, e a capacidade de público também sobe de 20% para 40%. Porém, todos os estabelecimentos devem encerrar o atendimento presencial às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

A fase amarela passou a permitir 40% de ocupação presencial para todas as atividades liberadas, incluindo parques estaduais, e expediente de até dez horas diárias. O atendimento presencial terá que ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas devem fechar ao público mais cedo, às 20h. Atividades não essenciais que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.