COVID-19: Região de São Carlos está na Fase 3 de reabertura das atividades, diz Estado

Mapa mostrando as regiões de SP

O governo do Estado apresentou hoje, 27, o Plano SP que é uma série de medidas que prometem reativar as atividades econômicas a partir de 1° de Junho no território paulista. São Carlos está na fase 3 e portanto poderão funcionar, segundo o Estado, com restrições : bares, restaurantes e similares, comércio, shopping center e salões de beleza (as demais estão aptas seguindo critérios de saúde, as marcadas em verde no mapa da segunda imagem: atividades imobiliárias, escritórios, concessionárias, indústria não essencial e construção civil). São quatro fases: 1, 2, 3, 4 e 5ª fase (não foi contada, mas é considerada).

Veja os critérios para as fases:

 

São Carlos, por enquanto, não poderá reabrir academias, teatros, eventos com aglomeração e espaços públicos. As academias reabrem na fase 4, que é a última antes do chamado “normal controlado” (antes que uma vacina ou tratamento eficaz para a COVID-19 seja apresentado). Entretanto, o governo paulista deixou claro que todas essas aberturas permitidas pela Plano SP só poderão continuar se os índices de saúde assim permitirem, por exemplo, se uma batelada de casos for registrada na cidade e isso comprometer o sistema de saúde, São Carlos poderá entrar novamente num isolamento social mais rígido.

 

Hoje, São Carlos tem 107 casos confirmados de COVID-19 com quatro óbitos, sendo que o índice de ocupação de leitos para a COVID-19 está 44,5%, segundo a Prefeitura, o que permitiu a flexibilização municipal, a partir de amanhã. As aulas não tem previsão de volta, pelo menos por enquanto.