COVID: Abertas as inscrições para ser voluntário da fase 1 dos ensaios clínicos da ButanVac

Ensaios anunciados/Hugo Caldato/Hemocentro de Ribeirão Preto


Os interessados em participar da etapa A da fase 1 dos ensaios clínicos da ButanVac, nova vacina do Butantan contra a Covid-19, já podem se cadastrar junto ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que realizará a pesquisa.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta (2) pelo presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, que esteve no município paulista para acompanhar o início da etapa de cadastro oficial junto ao superintendente do HC de Ribeirão, Benedito Carlos Maciel. Para ilustrar como vai funcionar o cadastro, alguns candidatos simularam o processo de inscrição.

Os interessados em ser voluntários da pesquisa devem preencher o formulário no site do hospital. Aqueles que já haviam feito o pré-cadastro no site da ButanVac serão informados dessa etapa do processo por e-mail.

Conforme aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as fases 1 e 2 dos ensaios clínicos da ButanVac serão divididas nas etapas A, B e C. A etapa A da fase 1, que começa agora, prevê a participação de 418 voluntários maiores de 18 anos que ainda não tenham sido vacinados contra a Covid-19. Ela vai avaliar a segurança e a seleção de dose (dose de imunizante que será incorporada na vacina definitiva). Serão priorizados os candidatos que morem na região de Ribeirão Preto, a fim de facilitar o acompanhamento periódico dos participantes da pesquisa. Já as etapas B e C terão como objetivo analisar a resposta imune e envolverão mais de 5 mil voluntários.

Na etapa A, o grupo de pessoas vacinadas será comparado a um grupo controle que receberá placebo. Nas etapas seguintes, acontece a comparação entre o desempenho da nova vacina do Butantan contra a Covid-19 e outras vacinas que estão em uso e já têm dados publicados, como a CoronaVac.