COVID: Consultório na Rua e Centro Pop realizam busca ativa para vacinar pessoas em situação de rua

Moradores de rua estão sendo vacinados

237 pessoas já foram imunizadas contra a COVID-19

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social, por meio do Centro POP Centro Municipal de Atendimento à População em situação de Rua) com apoio do Consultório na Rua, programa da Secretaria de Saúde que atende pessoas em situação de rua, em condições de vulnerabilidade social, com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, sem acesso aos serviços básicos e oferece atenção integral à saúde, permanece realizando a imunização contra a COVID-19 dessa população, porém agora por meio da busca ativa.


A vacinação desse público teve início no último dia 2 de julho no Centro POP quando foram vacinadas 37 pessoas. Já com a ronda que o Consultório na Rua vem realizando já foram vacinadas mais de 200 pessoas entre aquelas que estão em abrigos e/ou albergues e as que vivem em condições de vulnerabilidade nas ruas. A vacina utilizada é a da fabricante americana Janssen, que imuniza totalmente com uma única dose.


De acordo com a pasta da Cidadania e Assistência Social, com a dose única fica mais fácil garantir que as pessoas em situação de rua estejam imunizadas, sem necessidade de retornarem para uma segunda aplicação da vacina.


“Estamos trabalhando com uma equipe intersetorial que envolve o Centro POP, o Consultório na Rua e a equipe do serviço de saúde mental, além de ações que envolvem empregabilidade, formação e moradia. Uma das nossas metas é a elaboração de um Plano Municipal de Políticas para a População em Situação de Rua, com implicação das diferentes políticas públicas e a ações da sociedade civil”, explicou Glaziela Solfa Marques, secretária de Cidadania e Assistência Social.


A previsão é vacinar 250 pessoas em situação de rua, ação prevista no Plano São Paulo. Até o momento foram vacinadas 237 pessoas em situação de rua, incluindo migrantes.