COVID: Fila para vacina na FESC já dobra o quarteirão

FESC já tem fila

As pessoas com 50 anos ou mais podem procurar tanto as unidades básicas de saúde como os postos volantes para receber a imunização

A Prefeitura de São Carlos recebeu ontem mais 5.450 doses da vacina do laboratório AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e com isso estende a partir de hoje, quarta-feira (16/06) a vacinação contra a COVID-19 para pessoas com 50 anos ou mais sem comorbidades. Por isso, a fila na FESC, já é grande como mostra a imagem captada nesta quarta e enviada pelo amigo leitor Alonso.

A partir de hoje (16/06) entram na campanha pessoas com 55, 54, 53, 52, 51 e 50 anos, já que até essa terça-feira (15/06) estavam sendo vacinadas as pessoas com 56 e 57 anos.

Segundo os departamentos de Gestão do Cuidado Ambulatorial e de Vigilância em Saúde, os demais grupos incluídos anteriormente na campanha e que ainda não receberam a imunização, também continuam sendo atendidos, além de todas as pessoas que já podem receber a segunda dose das vacinas Coronavac ou AstraZeneca.

LOCAL PARA 50 ANOS OU MAIS – As pessoas sem comorbidades com 50 anos ou mais poderão ser imunizados tanto nas unidades básicas de saúde (Cidade Aracy, Azulville, Redenção, Santa Felícia e São José) como nos postos volantes com sistema drive-thru localizados na FESC, na Vila Nery e no Estádio Luisão, na Vila Prado. Todos devem apresentar documento com foto e CPF, entregar formulário impresso, além de fazer antes o cadastro no site Vacinaja.

DRIVES (FESC E LUISÃO) –  Além das pessoas com 50 anos ou mais, as equipes dos postos volantes com sistema drive-thru  também estarão vacinando pessoas com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual)  com 18 anos ou mais (apresentar laudo médico que indique a deficiência; ou comprovação de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; ou documento oficial com indicação da deficiência; ou cartões de gratuidade do transporte público);  profissionais de saúde (com carta liberação da VIGEP e documento com foto e CPF); motoristas e cobradores do transporte coletivo (levar QRcode impresso e documento com foto e CPF);  idosos (cadastro e documento com foto e CPF), gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e as pessoas que devem tomar a segunda dose da ASTRAZENECA e da CORONAVAC (levar carteira de vacinação da primeira dose). O horário de vacinação será das 9h às 13h.

UNIDADES DE SAÚDE – Além das pessoas com 50 anos ou mais, as UBS’s também vão imunizar pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais (relatório médico) e profissionais da educação com 18 anos ou mais (levar QR Code impresso). Todas as unidades fixas estarão aplicando a segunda dose da ASTRAZENECA.

A unidade do Cidade Aracy é a única unidade fixa que também estará aplicando, além dos drives, a CORONAVAC nas gestantes e puérperas e nos demais grupos que precisam da segundo dose desse laboratório. O horário de vacinação é das 9h às 15h.

A diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, afirma que essas mudanças foram realizadas para agilizar o processo de vacinação.  “Também precisamos que todos façam previamente o cadastro no sistema do Governo do Estado e levem impresso e preenchido o formulário da Prefeitura”.

Crislaine Mestre ressaltou, ainda, a importância da segunda dose da imunização de acordo com a data agendada na carteira de vacinação. “Aqueles que ainda não puderam comparecer para receber a segunda dose também podem procurar agora o sistema de saúde para garantir a eficácia da imunização”, reforça a diretora, lembrando que aproximadamente 800 pessoas ainda não receberam a segunda dose em São Carlos.

CADASTRO – Quem for receber a primeira dose da vacina, independente do grupo, deve fazer o cadastro prévio no http://www.vacinaja.sp.gov.br e, no dia da vacinação, levar impresso o formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente, lista de comorbidades no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades.

Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e imprimir o voucher com o QR Code, além de apresentar documento com foto e CPF. Já os motoristas e cobradores devem fazer o cadastro no site http://www.vacinaja.sp.gov.br, devem clicar em profissionais do transporte, inserir o e-mail e aguardar o recebimento de um voucher de confirmação, que deverá ser entregue impresso no momento da vacinação.