COVID: São Carlos recebe novos kits e amplia testagem em pacientes

Testes são importantes

O Departamento de Vigilância em Saúde de São Carlos comunica que recebeu do Departamento Regional de Saúde (DRS III) do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), mais 2.150 testes antígenos para fazer o diagnóstico da COVID-19.


Com o recebimento desses novos kits de testes antígenos o município disponibiliza agora 6.630 kits para testagem, portanto a partir desta quinta-feira (03/02/2022) retoma o Plano de Contingência “B”, que estabelece testar o paciente com quadro de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.


“Em virtude da escassez de testes estamos seguindo a recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a utilização racional dos testes, porém agora com o recebimento de mais kits, saímos do plano C que testava somente grupos de risco e passamos para o plano B que estabelece a testagem de pessoas com sintomas de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave”, explica Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.


Pelo plano B se a pessoa testar positivo e os contatos (membro da família) apresentar sintomas, a testagem não é realizada nos contatos com sintomas, porém o caso é notificado como positivo e fechado o diagnóstico como Clínico Epidemiológico, seguindo com o protocolo de assistência.


Em São Carlos os testes estão sendo realizados no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho com atendimento 24 horas. Somente no mês neste mês de janeiro já foram realizados 15.567 testes para diagnóstico de COVID-19, sendo 6.308 com resultado positivo e 9.259 exames com resultado negativo.