Covidário já atendeu quase 10 mil pessoas em São Carlos

Covidário no Milton Olaio

A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou em novembro o Centro de Atendimento e Triagem de Síndrome Gripal, instalado no Ginásio Milton Olaio Filho. A unidade funciona 24h, com 2 médicos por plantão, 2 enfermeiros e 5 técnicos de enfermagem. De acordo com o apurado pela reportagem, 9819 pessoas já passaram pelo Covidário, como vem sendo chamado o equipamento. Os números da pandemia em São Carlos assustam, hoje o município registrou a 90ª morte e tem 8061 casos com 71 pessoas internadas, 32 em UTI, com exame confirmado para a COVID-19.

O Centro de Triagem é uma unidade de atendimento exclusiva para pacientes com síndrome gripal e respiratória do SUS (Sistema Único de Saúde), porém não é referenciado, atendendo a demanda espontânea. Amostras para exame do tipo PCR também são coletadas no local

A Prefeitura criou esse local com intenção der que esses casos saiam das Unidade de Pronto Atendimento (UPA’s), Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e das Unidades de Saúde da Família (USF’s), centralizando os casos suspeitos em um único lugar

A estimativa inicial era de atendimento é de 150 a 200 por dia. O local também conta com salas de estabilização, porém os casos graves serão encaminhados ou para a Santa Casa ou para o Hospital Universitário (HU). O local não é um hospital, pois não tem leitos de internação.

Os recursos utilizados para a aquisição de equipamentos, R$ 160 mil, que futuramente serão utilizados na própria rede de saúde, são provenientes de verbas específicas para COVID-19. O custeio da nova unidade está estimado em R$ 330 mil/mês, incluindo todos os serviços terceirizados.