Na manhã dessa quarta-feira, 20, um ato organizado pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers) e o Movimento Unificado dos Servidores Estaduais (MUS), marcado para sair às 9h em frente ao IPE, bloqueou a Av. Borges de Medeiros e outras vias da Capital. A manifestação ocorreu em defesa do IPE e pelo pagamento integral do 13º salário do funcionalismo.
Em seu site o Cpers afirma que “os servidores rejeitam os projetos de reestruturação do IPE, propostos pelo governo Sartori (PMDB), que atacam os direitos históricos dos servidores públicos estaduais e exigem que Sartori cumpra com o seu dever de pagar de forma integral o 13º”.
“Vamos juntos mostrar para Sartori a força dos servidores públicos estaduais. Não permitiremos que mexam no nosso IPE”, declarou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer. Este será um dia de paralisação. A greve dos professores encerrou no último dia 8, depois de durar 94 dias.
Leia em: Greve dos professores estaduais está encerrada
FUNCIONALISMO
A greve dos professores acontece no mesmo dia do retorno da greve geral dos servidores municipais de Porto Alegre. A partir do meio dia, o funcionalismo deve realizar um ato em frente à Câmara da Capital. A decisão havia sido tomada em assembleia na sexta-feira passada.
A paralisação anterior durou cerca de 40 dias. Com sua retomada, não há prazo definitivo para encerrar.