Criança de 11 anos morre de COVID em Rio Claro e cidade tem 130 óbitos pela doença

Mais positivos

Com mais duas mortes nas últimas 24 horas Rio Claro chegou nesta sexta-feira (18) a 130 óbitos decorrentes da Covid-19, sendo dez nos últimos cinco dias, conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. As novas vítimas fatais são dois idosos. Um óbito está em investigação.

O município também tem 30 novos casos de infecção pelo coronavírus, totalizando 4.581 desde o início da pandemia. No total, Rio Claro tem 42 pessoas hospitalizadas, sendo 24 no SUS e 18 em leitos particulares. Desse total, 11 estão em unidade de terapia intensiva no SUS e quatro em UTI particular.

Até agora, em Rio Claro, 4.301 pessoas se recuperaram da Covid-19.

Criança

Na quinta, 17, Rio Claro registrou a morte de uma criança. De acordo com a Secretaria de Saúde, a criança de 11 anos foi vítima de Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (PIMS, na sigla em inglês), associada à Covid-19. Essa síndrome, conforme explica a médica infectologista Suzi Berbert de Souza, é rara e ocorre três a quatro semanas após a infecção por coronavírus (Sars-CoV-2), em crianças maiores de cinco anos de idade e pode desencadear alterações cardíacas graves e óbito.

A criança que faleceu em Rio Claro contraiu covid sem apresentar sintomas. Quando a Síndrome Inflamatória se manifestou foram coletadas amostras para exame que, após seu falecimento, confirmou que ela havia sido contaminada pelo coronavírus há semanas.

Sistema

Nesse sábado (19) e domingo (20) a Secretaria Municipal de Saúde fará a atualização do sistema de dados. Por esse motivo, não haverá boletim do coronavírus nesses dois dias. A previsão é de que o boletim volte a ser divulgado na segunda-feira (21).