Crianças da EMEI Raio de Sol, de Gramado, ganham novo espaço

A Secretaria da Educação de Gramado anunciou aos pais dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, na Vila do Sol, Várzea Grande, uma novidade. As crianças que estudam atualmente na escola serão realocadas para um novo espaço na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, no mesmo bairro.

A secretária da pasta, Gilça Silva, conta que a transferência dos alunos já estava acertada em outubro de 2017 com as diretoras de ambas as escolas, e explica que, assim como ocorreu com a EMEI Serra Encantada, na Serra Grande, que recebeu uma nova casa, as crianças da EMEI Raio de Sol trocarão de espaço por estarem estudando em local inadequado. “Desde que entramos no governo, no início de 2017, nosso maior objetivo é ofertar infraestrutura adequada para o desenvolvimento dos alunos, e a Raio de Sol era uma das nossas maiores preocupações. Queremos qualificar o ambiente e promover maior bem-estar aos 70 alunos que aqui estudam”, explica.

Após alguns questionamentos da comunidade sobre o novo espaço junto à EMEF Nossa Senhora de Fátima, a secretária salientou que atualmente o município conta com quatro escolas de ensino fundamental que recebem alunos da rede infantil, e que esse fato não prejudica os menores. Futuramente, com planejamento e organização, o atual espaço da EMEI Raio de Sol será adequado para acolher mais crianças, diminuindo a fila de espera da educação infantil.

EMEF Nossa Senhora de Fátima na Vila do Sol (Foto: Prefeitura de Gramado)
EMEF Nossa Senhora de Fátima na Vila do Sol (Foto: Prefeitura de Gramado)

 

O secretário adjunto da Educação, Gelson Oliveira, lembrou que Gramado enfrenta uma ação civil pública desde 2014, em virtude da falta de vagas na rede infantil, e que além do desafio de ofertar vagas para essas crianças, a administração ainda tem a determinação de ofertar espaços com qualidade para o ensino. “Nossas crianças e nossa comunidade merecem tanta atenção quanto os nossos visitantes. É inadmissível que os alunos da rede municipal sejam acolhidos em um porão”, salienta ele.

Durante o encontro, muitos dos pais se manifestaram a favor da mudança e a grande maioria concordou que o atual espaço da EMEI Raio de Sol não possui condições físicas para receber as crianças do bairro. “Estamos preocupados com a mudança, mas aqui a escola é muito precária e temos que pensar nos nossos filhos. Essa é uma melhoria para eles. Importante é que eles tenham vaga para estudar”, disse Michele Monteiro, mãe de três meninas, Emanuele, Rafaela e Maria Eduarda.

Carolina Prux Sartori, mãe de Miguel, comemorou a notícia. “Não temos mais condições de deixar nossos filhos nesta escola, é muito quente, abafado e tem cheiro de mofo. Por não ter ventilação, meu filho fica doente frequentemente. Além disso, a praça é pequena e quando chove as crianças não têm nem espaço para brincar”.

Durante o período de férias, a EMEI Raio de Sol recebeu as manutenções necessárias para receber os alunos no retorno às aulas. Agora, gradativamente, as turmas da educação infantil vão migrar para a EMEF Nossa Senhora de Fátima.

Foto Capa: Prefeitura de Gramado