Cortou o cruzamento da São Paulo com a Major e ainda xingou quem estava certo

Cruzamento da Dom Pedro com a Major: muitos não respeitam o PARE
Cruzamento da Dom Pedro com a Major: muitos não respeitam o PARE

Desta vez, ela esteve ao meu favor, mas o péssimo motorista, que não respeita cruzamentos, continua solto por aí, pronto para cortar outras preferenciais.

Descia pela Rua São Paulo em baixa velocidade no Centro de São Carlos. Quase no cruzamento com a Major, por instinto, reduzi ainda mais e acabei sendo surpreendido: um carro branco, que parecia um Polo, cortou a frente do meu veículo. Não era este que aparece na imagem do lado esquerdo, pois voltei à esquina para fotografá-la.

No momento em que o motorista avançou o PARE obrigatório do cruzamento, meu susto foi gigantesco. A primeira reação foi buzinar para alertar o outro condutor de que ele deveria ter parado. O que o cara fez? Simplesmente olhou pelo retrovisor, rindo, e começou a me xingar.

Se ele tivesse me atingido, a batida teria sido bem no meio da porta do lado do passageiro e, provavelmente, na velocidade em que estava, poderia ter feito meu carro tombar. Ele não passou devagar pelo cruzamento; ao contrário, atravessou rapidamente, talvez imaginando que estivesse na preferencial. No entanto, o cruzamento é sinalizado, e o condutor ignorou completamente a sinalização, num gesto de extrema imprudência.

Posso dizer que foi por um triz. E foi mesmo: bateu na trave e não bateu em mim! Mas a pergunta que fica, diante de um erro tão grave, é a seguinte: por que o sujeito ainda teve a petulância de olhar no espelho e me xingar? Será que pensou que estava na preferencial e que eu, que descia pela via preferencial, é que estava errado? Que tipo de motorista está circulando em São Carlos?

É verdade que precisamos dirigir por nós e pelos outros. Contudo, fica evidente que, em alguns momentos, não é possível evitar um acidente sem que a sorte interfira no destino. Desta vez, ela esteve ao meu favor, mas o péssimo motorista, que não respeita cruzamentos, continua solto por aí, pronto para cortar outras preferenciais.

Até quando?

Renato Chimirri

Leia mais: Ecoponto do Paulistano funciona de maneira parcial após incêndio