Na manhã desta segunda, a PRF participou de reunião da cúpula da segurança pública no Rio Grande do Sul, visando ajustar os últimos detalhes da operação de segurança do julgamento do ex-presidente Lula.
Na reunião de hoje os comandantes dos órgãos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada – GGI, como PRF, PF PM e PC, trataram de assuntos relativos à segurança do evento. O secretário de Segurança Pública do RS, César Schirmer, ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança pública.
Quanto à Polícia Rodoviária Federal, o Superintendente João Francisco de Oliveira afirmou que “irá reforçar a fiscalização dos veículos que ingressarem na capital desde a segunda, dia 22. Além disto, irá realizar, conjuntamente com os demais órgãos, a segurança do prédio do TRF-4 e do deslocamento dos desembargadores que irão realizar o julgamento”. A PRF, inclusive, fará uso de dois helicópteros da corporação, para garantir o deslocamento tanto nas rodovias quanto das autoridades envolvidas no julgamento.
Ainda na manhã de segunda, desde as 6h, ocorreu uma fiscalização de mais de 80 ônibus que foram abordados e vistoriados pela PRF e BM. Mais de 500 manifestantes fizeram uma caminhada em direção ao centro de Porto Alegre, causando lentidão é congestionamento na BR 290 até às 10h da manhã.