Dados mostram índices de isolamento social nos últimos 3 dias em São Carlos

São Carlos passa pela pandemia/Maurício Duch

O monitoramento adotado via celular pelo governo do Estado de SP mostra os índices isolamento social em São Carlos nos dias 8, 9 e 10 abril da semana passada. Conforme o apurado pela reportagem, em 8 de abril era de 52%, em 9 de abril caiu para 49%, porém na quinta, dia 10, esse percentual cresceu para 61%. Os dados de ontem, 11, serão divulgados hoje. Araraquara, quem tem 27 casos de Coronavírus confirmados, ficou com 45, 41 e 53% nas mesmas datas. São Carlos tem 6 casos confirmados, 27 suspeitos em internação e investiga seis mortes.

Em Franca, os número foram 43, 43 e 60%, já Rio Claro ficou com 51, 49 e 62%. Ribeirão Preto teve 46, 41 e 54% de pessoas que respeitaram o isolamento social.

No momento, o isolamento social é a única forma plausível para quebrar a cadeia de transmissão do Coronavírus.

Dados

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Você pode conferir os dados neste link: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/10-abr.pdf.

Foto: Maurício Duch