De São Carlos, Wama leva excelência dos testes rápidos para o Mundo

Wama é referência global

Empresa familiar do interior de São Paulo estreia operações no Exterior

Diretamente de São Carlos, no interior de São Paulo, o mercado brasileiro testemunha uma trajetória empreendedora que ganha escala mundial. A Wama Diagnóstica, empresa familiar comandada atualmente pela segunda geração, inicia operações no Exterior.

A companhia implementou um centro de pesquisa no cantão de Valais, na região sul da Suíça, com a meta de desenvolver produtos inovadores para a área de diagnóstico clínico-laboratorial. A Wama Switzerland dará ainda mais respaldo ao processo de internacionalização do grupo, por meio do acordo envolvendo a Unitaid, agência vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e a aliança global para diagnósticos Find – que tem base em Genebra.

Wama foi a única empresa brasileira aprovada a receber transferência de tecnologia para fabricação dos testes de COVID AG para América Latina, sendo selecionada entre 125 indústrias de 25 países. O projeto objetiva dar acesso ao diagnóstico rápido e barato para a população menos favorecida na América Latina.

“Passaremos a ser um hub na produção e comercialização de testes rápidos para países da América Latina. Há a possibilidade dessa aliança se estender para outros exames como os de HIV e hepatite, com foco em populações de baixa renda”, explica o CEO Felipe Maricondi.

Para sustentar essa operação, a Wama investirá mais de R$ 10 milhões na fábrica situada em São Carlos. O aporte possibilitará o aumento da capacidade produtiva de 48 para 70 milhões de testes por ano, além da implementação de processos de automatização da planta.

O investimento fará com que a empresa se torne a única indústria nacional com essa capacidade produtiva. A Wama contará com o que há de mais moderno em automação fabril, aprimorando os níveis de controle de qualidade interno em sua produção.

Histórico da Wama Diagnóstica

Fundada em 1991, a Wama Diagnóstica é especializada em pesquisa, desenvolvimento e produção de kits e reagentes para diagnóstico laboratorial, em especial imunodiagnóstico. É uma das verticais de negócios do Grupo Maricondi, com mais de 75 anos de atuação na área de diagnóstico e que conta com um laboratório presente em 11 estados brasileiros.

A empresa produz testes imunológicos e para detecção de doenças como dengue, influenza, zika, chikungunya, hepatite, HIV e sífilis. É a única no país a deter tecnologia para a fabricação dos testes de tiras de urina.

Com a eclosão da pandemia, diversificou sua atuação ao produzir e comercializar mais de 12 milhões de testes e autotestes da Covid-19 entre 2020 e 2022. No primeiro trimestre deste ano, a demanda aumentou 240% em comparação com o mesmo período de 2021, segundo indicadores da consultoria IQVIA. Hoje, está entre as top 5 na fabricação de testes de coronavírus, disputando um concorrido mercado que inclui multinacionais como Abbott e Roche.

Nesse segmento da Covid-19, outra aposta é a pulverização da venda junto ao canal privado, por meio de um programa que propõe auxiliar o varejo farmacêutico a desenvolver os serviços clínicos nas lojas. Mais de 5 mil farmácias de grandes redes já deverão aderir ao Wama Clinic.

A empresa também se destaca por ações de responsabilidade social, ao participar como colaboradora do Centro Infantil Boldrini. O hospital filantrópico localizado em Campinas (SP) é considerado um centro de renome mundial no tratamento do câncer e de doenças do sangue em crianças e adolescentes.

“Temos um compromisso claro de democratizar o acesso à saúde e a tratamentos clínicos, valendo-se de uma combinação única que o Brasil pode proporcionar entre senso empreendedor e excelência técnico-científica”, conclui Maricondi.

Acesse wamadiagnostica.com.br

Siga no Facebook, Instagram, Twitter (@wamadiagnostica);

no LinkedIn e no YouTube (Wama Diagnóstica)

#wamadiagnostica #testesrapidos #testeslaboratoriais

#saude #empreendedorismo #UseMascara