Os avisos vão ser recebidos pelo celular. O serviço é gratuito
A partir do dia 18 de dezembro de 2017, moradores de todo o Estado poderão receber em seus celulares mensagens via SMS com alertas de desastres naturais emitidos pela Defesa Civil estadual. O serviço vai ser prestado sem nenhum custo. Os interessados devem cadastrar o CEP sobre o qual desejam receber as informações.
A partir desta data, o morador que quiser utilizar o serviço poderá enviar o seu CEP para o número 40199.
Após a confirmação de cadastro, o usuário está apto a receber alertas de diversos tipos de adversidades meteorológicas, como temporais, deslizamento e inundações.
É possível cadastrar mais de um CEP por celular. Basta enviar outra mensagem com o CEP desejado.
Se o usuário desejar, também é possível cancelar o recebimento dos alertas por mensagem de celular.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) é responsável junto à Defesa Civil do Estado e dos municípios pelos alertas. O serviço já existe em três estados do país, e mais de 20 países já utilizam deste sistema para alertas.









