Defesa Civil de Panambi realiza vistoria no Rio Fiúza

A Defesa Civil de Panambi realizou uma vistoria no Rio Fiúza, com o objetivo principal de localizar árvores caídas no leito, e indicar sua localização para a Secretaria Municipal de Obras e a Secretaria Municpal da Industruia, Comércio, Agricultura e Serviços (Smaic).

Logo nas primeiras horas da manhã do dia 15 de novembro, o grupo percorreu cerca de dois quilômetros junto à margem do rio, registrando em fotos, vídeos e através do sistema GPS de localização e posicionamento, os pontos onde a vazão da água está dificultada pela vegetação, por assoreamentos e principalmente por árvores de grande porte, provavelmente derrubadas pela força do vento durante os dois vendavais ocorridos na cidade no mês de outubro.

Participaram o Sargento Dalson da Veiga, comandante do Corpo de Bombeiros de Panambi, o chefe de Gabinete da administração municipal, Romário Heitor Malheiros, o representante da Cotripal Agropecuária na Comissão Municipal de Defesa Civil, Clovis Roberto Loose e o coordenador municipal da Defesa Civil, Mateus Junges.

Segundo ele, esta atividade foi a primeira de uma série de vistorias que a Defesa Civil planeja realizar, tanto no restante do curso do Rio Fiúza quanto nos diferentes arroios que são seus afluentes. “Foi importante iniciar este trabalho para testar o sistema de registro das informações e principalmente ganhar experiência para em breve organizar mutirões com grupos maiores, cobrindo uma área mais ampla”, avaliou.

Os dados coletados serão apresentados para a administração municipal, visando a realização de ações preventivas de enchentes e inundações, sempre respeitando a legislação ambiental, mediante critérios técnicos e de acordo com a capacidade operacional.

Defesa Civil realiza fiscalização do Rio Fiúza. (Foto: Prefeitura de Panambi)