Dengue: São Carlos teve 20.429 casos confirmados em 2025

São Carlos registra mais de 19 mil casos positivos de Dengue em 2025; cidade contabiliza 22 mortes pela doença
Dengue na pauta

O fechamento epidemiológico de 2025 revela um cenário preocupante em relação às doenças transmitidas por mosquitos, especialmente a dengue, em São Carlos. Ao longo do ano, foram registradas 31.553 notificações da doença, das quais 20.429 foram confirmadas e 11.105 descartadas após investigação. O levantamento também confirma 24 óbitos provocados pela dengue, enquanto outros 26 casos suspeitos de morte foram descartados.

Apesar do impacto expressivo da dengue, os números relacionados a outras arboviroses foram consideravelmente menores. A Chikungunya contabilizou 643 notificações, com 637 casos descartados. Apenas cinco casos foram confirmados, sendo dois importados — quando a infecção ocorre fora do município — e três autóctones, adquiridos localmente. Um caso seguia em investigação até o encerramento do balanço.

Em relação ao vírus Zika, foram registradas 574 notificações ao longo do ano, porém todas foram descartadas, não havendo confirmação da doença em 2025.

Já a Febre Amarela apresentou três notificações, com dois casos descartados e um óbito confirmado, o que reforça o alerta das autoridades de saúde para a importância da vacinação e da vigilância contínua.

Leia mais: Operação Olho de Thundera prende duas pessoas em São Carlos, informa a Polícia Federal