Depois de reunião, Edinho diz que prefeitos concordam em endurecer o isolamento na região central

Edinho esteve em reunião

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, divulgou neste domingo, 14, suas impressões sobre a reunião com os prefeitos da região central para discutiu as novas cepas de COVID de Manaus e do Reino Unido que estão presentes nos municípios. “Participei agora, ao lado da nossa secretária de Saúde, Eliana Honain, e do meu vice-prefeito Damiano Neto, secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, de mais uma reunião online sobre a pandemia da Covid-19 com prefeitos da região e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS 3) e do Governo do Estado. É unânime entre os prefeitos a necessidade de endurecimento do isolamento social em virtude da alta ocupação de leitos de UTI e enfermaria, além da confirmação de que novas cepas do coronavírus (de Manaus e do Reino Unido) estão circulando em Araraquara e, provavelmente, em outros municípios da região”, disse.

Edinho ratificou o perigo pelo qual a região está passando. “As novas mutações do vírus são mais transmissíveis e estão gerando complicações em pacientes mais jovens. Os prefeitos entendem a gravidade da situação e se comprometeram a publicar decretos municipais com medidas de ampliação do isolamento social”, assegurou.

Há uma definição, como falou Edinho, da busca e do esforços dos administradores de ampliar os leitos de UTI na região.  “Outro ponto abordado é que os municípios farão um esforço para a ampliação de leitos de enfermaria e UTI, inclusive solicitando ajuda ao Governo Federal e ao Governo do Estado. A situação é grave e toda a região está unida para salvar vidas. Também estiveram a diretora de Planejamento e Avaliação do Departamento Regional de Saúde, Sônia Souza Silva; Edna Martins e Fernando Medeiros, representando a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado; além dos prefeitos atendidos pela nossa DRS 3”, finalizou.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de São Carlos para saber o posicionamento do prefeito Airton Garcia sobre a reunião, mas ainda não recebeu resposta.