Deputado Pedro Fernandes assume o Ministério do Trabalho dia 4

O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) vai assumir o Ministério do Trabalho em janeiro no lugar do deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), que pediu demissão e retorna à Câmara. A posse do novo ministro está marcada para o dia 4 de janeiro.

O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), explicou que o pedido de demissão de Nogueira é para que ele possa se dedicar à campanha pela reeleição em 2018. “Ele é candidato a deputado ano que vem e pediu para sair agora para poder ter um mês de férias. Ele está trabalhando muito e depois estará junto com os deputados para trabalhar em sua reeleição. Já Pedro Fernandes não será candidato à reeleição”, explicou Arantes.

“O ministro Ronaldo Nogueira acha que cumpriu a missão dele. E, como o presidente deu prazo de dezembro para que os ministros saíssem, ele disse que iria pegar este prazo. Vem agora o deputado Pedro Fernandes, do Maranhão, que é consenso no partido e na bancada”, afirmou o presidente da legenda Roberto Jefferson.

Pedro Fernandes afirmou que foi surpreendido com a indicação ao cargo, mas pretende dar continuidade ao trabalho do ex-ministro Ronaldo Nogueira. “Primeiro foi um susto, eu não esperava isso. Mas depois aceitei o desafio. Já conheço a pasta porque já fui presidente da Comissão de Trabalho da Câmara e vamos ver se a gente continua o trabalho dele, que é de dedicação e de compromisso”, disse Fernandes.

“Já não era minha pretensão concorrer [às eleições de 2018], já estou com cinco mandatos, eu já estava pensando em parar, talvez tenha sido isso que tenha ajudado a me escolher, talvez”, disse o deputado.

Questionado sobre sua posição em relação à busca de apoio para aprovação da reforma da Previdência e como pretende conduzir a pasta, Fernandes disse que só vai se pronunciar depois que assumir formalmente o cargo.

História

Pedro Fernandes Ribeiro tem 68 anos e é formado em Engenharia Civil, pela Escola de Engenharia do Maranhão. Como político o maranhense já foi vereador de São Luís-MA e atualmente cumpre o seu quinto mandato como deputado federal, eleito desde 1999.

Entre os cargos públicos que ocupou durante a carreira, Pedro Fernandes foi engenheiro do Banco de Desenvolvimento do Maranhão (1975-1982); presidente da Companhia de Limpeza e Serviços Urbanos de São Luís (1989-1992); secretário municipal de Obras e Transportes de São Luís (1993); secretário municipal de Infraestrutura de São Luís (1993-1995); e secretário de Educação de São Luís (2012-2014). Em 2016 foi o presidente da CPI do CARF.[1]

Em 17 de abril de 2016, votou contra a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Posteriormente, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 foi também favorável à Reforma Trabalhista.

Em agosto de 2017 votou contra o processo em que se pedia abertura de investigação do então Presidente Michel Temer, ajudando a arquivar a denúncia do Ministério Público Federal.

 

Foto: Britto Junior/Câmara dos Deputados