O vereador Djalma Nery esteve hoje, 17, a pedido dos moradores do Condomínio Espraiado em uma área que fica atrás do empreendimento, ou seja, na Horta Municipal. Djalma constatou que o local se transformou em palco de descarte para entulho que é recolhido pela empresa terceirizada que presta serviço à Prefeitura Municipal. A situação gerou incômodo nas pessoas que residem na região em função da degradação do meio-ambiente.
Indignado, o vereador apontou que a área tem vegetação nativa, nascentes e é um local que deve ser destinado à preservação ambiental e não ao descarte de entulho. Por isso, o parlamentar parou um carro na entrada da área impedindo que caminhões a acessem para fazer o descarte.
Djalma quer o laudo para o descarte, além disso, afirmou que acionará o Ministério Público, bem como a CETESB para que seja dada uma posição sobre essa atitude da Prefeitura que o vereador classificou como criminosa.
O outro lado
A reportagem ouviu a Prefeitura com relação à essa questão e levantou que um representante da Secretaria de Serviços Públicos esteve no local acompanhando a situação. Segundo o apurado, o Guaporé, onde esse tipo de material é descartado pela empresa, está em chamas desde 3 de novembro. Com isso, a Prefeitura está sem opções para descarte, pois outras áreas também estão repletas de material.
Esse entulho encontrado pelo vereador foi descartado nesta área entre sábado, 12 e até hoje, dia 17. De acordo com o apurado, a Prefeitura pretende jogar o entulho na área até sábado, 19, quando os Bombeiros darão um novo laudo sobre o Guaporé (aterro licenciado). A Prefeitura afirma que retirará esse entulho jogado na região do Espraiado e promete solucionar o caso.