Detran.SP indica os principais pontos de atenção na hora da solicitação da CNH

Motoristas: novas situações

Os canais de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) recebem frequentemente dúvidas relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que envolvem primeira habilitação e renovação do documento. Seja pelo Fale com o Detran.SP (detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/detran/atendimento/faleconosco), Facebook (facebook.com/detransp), Instagram (instagram.com/detranspoficial) e Twitter (twitter.com/DetranSP) cidadãos enviam diversos questionamentos envolvendo o tema.

Pensando nisso, o Detran.SP listou os principais pontos de atenção na hora de solicitar o documento:

Pagar a taxa

É importante que, ao solicitar sua CNH, o cidadão não se esqueça de efetuar o pagamento da taxa em um dos bancos credenciados ou casas lotéricas. Em alguns casos, o condutor faz a solicitação de sua habilitação, porém não efetua o pagamento da taxa, o que acarreta no impedimento da emissão. Caso o cidadão não tenha conta nos bancos cadastrados, basta informar o CPF nas casas lotéricas.  

Solicitar a CNH

Em outras situações há o caminho inverso: o cidadão efetua o pagamento do serviço de renovação ou da CNH definitiva e deixa de acessar o portal do Detran.SP ou o aplicativo do Poupatempo para informar os dados solicitados e dar sequência ao processo.

Atrelar o pagamento da taxa ao CPF do motorista

Alguns usuários não possuem conta em um dos bancos credenciados e acabam pedindo auxílio a terceiros para efetuar o pagamento da taxa. Independentemente da conta é importante informar o CPF do motorista que vai solicitar a CNH no momento do pagamento.

Verificar o endereço cadastrado

É possível verificar no portal do Detran.SP o endereço cadastrado para entrega da habilitação por meio dos Correios. Em caso de CNH definitiva e renovação, é possível cadastrar um endereço alternativo para o recebimento da habilitação, que valerá somente para este fim e não altera o endereço de cadastro do condutor.

Acompanhe o serviço

O motorista pode acompanhar se sua habilitação foi emitida e enviada pelos Correios por meio do nosso portal em “Acompanhamento de serviços de CNH”. Basta acessar www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/

Baixe sua CNH Digital

A CNH Digital é uma versão eletrônica do documento físico e tem o mesmo valor jurídico da impressa.

Utilizar a habilitação de maneira eletrônica é fácil ela é disponibilizada por um aplicativo, o CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal). Esse aplicativo está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

O código para baixar a CNH no aplicativo CDT é enviado no e-mail de cadastro do cidadão. Há também a opção de acesso pelo site e Aplicativo do Poupatempo.

Retomada do calendário de Renovação

O Detran.SP retomou os prazos para renovação de CNHs, paralisados desde março de 2020 em função da pandemia de covid 19. O cronograma com as novas datas foi publicado no Diário Oficial da União, de acordo com Deliberação Contran 243, que revoga a portaria 208 e Resolução no. 828, de 8/04/2021.

O cronograma contempla as carteiras de habilitação com vencimento entre 1º. de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. O período para os motoristas renovarem a sua CNH ou emitir a definitiva ocorrerá com base no mês de vencimento do documento. Por exemplo, CNHs expedidas entre março e abril de 2020 deverão ser renovadas até 30 de dezembro de 2021, conforme cronograma abaixo: 

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), pelo portal do poupatempo.sp.gov.br ou pelo app ou do Poupatempo digital. Links https://bityli.com/zkZ1vIhttps://bityli.com/pdOf9j.

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo – www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido.

– Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas (https://bityli.com/84GFoy);

– Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico;

– Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$107,00 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).