Detran.SP leva Clube do Bem-te-vi e Teatro de Fantoches a 486 alunos no município de Dourado

Ações são voltadas ao público infantil e estarão em três escolas da cidade entre terça (28) e quarta-feira (2)

Entre terça (28) e quinta-feira (2), os principais programas educativos do Detran.SP voltados ao público infantil, o Clube do Bem-te-vi e o Teatro de Fantoches, visitarão três instituições de ensino de Dourado, interior do Estado, para compartilhar princípios básicos de segurança e convivência no trânsito. Ao todo, 486 alunos de 6 a 10 anos de idade do Ensino Fundamental devem participar das atividades, que devem envolver também 47 professores. Ambas as iniciativas são realizadas em parceria com a Polícia Militar de São Paulo. Na terça-feira (28), as ações serão realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antonio Monteiro Novo. No dia seguinte, 1º, os programas serão apresentados a alunos da EMEF Dr. Luiz Antonio Ferreira Malheiro. Fechando a série de visitas, na quinta-feira (2), as atividades acontecem na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Dourado. Em todos os locais, as atividades acontecerão durante os períodos da manhã e da tarde.

Juntos, o Clube do Bem-te-vi e o Teatro de Fantoches já foram apresentados a mais de 1,6 milhão de alunos em 5.025 estabelecimentos públicos de ensino de 407 municípios paulistas, envolvendo 57.363 professores e educadores. Neste ano, as ações devem ser realizadas em, pelo menos, mais 150 escolas do estado.

Clube do Bem-te-vi

Criado há 33 anos pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran.SP, o Clube do Bem-te-vi ensina às crianças noções básicas de segurança no trânsito, como as formas corretas de atravessar a rua, andar de bicicleta, uso de capacete, de cinto de segurança, de cadeirinha para transporte de crianças, além das precauções necessárias na utilização do celular ao caminhar pelas ruas. O programa é desenvolvido por meio de palestras ministradas por agentes da Polícia Militar, com duração aproximada de 50 minutos.

Durante a ação, os policiais militares compartilham os seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais de forma lúdica, por meio de brincadeiras que auxiliam na fixação do tema abordado, envolvendo alunos e professores. As crianças participam ativamente, apresentando suas dúvidas e curiosidades. Encerradas as palestras, os alunos recebem Cartilhas Educativas de Trânsito com as principais orientações abordadas. Junto com esse material, também são oferecidos uma Carteira de Habilitação Mirim e um Talão de Multas Mirim, para que os alunos conscientizem os adultos de seu convívio social e multipliquem os conhecimentos adquiridos, inclusive sobre os cuidados que devem ter consigo e com os outros cidadãos quando estiverem utilizando as vias públicas como condutores, pedestres, ciclistas ou passageiros. A ideia é contribuir para a formação de uma consciência cidadã.