Nascido e criado no bairro Cidade Aracy, Dexizz lança clipe com produção 100% independente

Nascido e criado no bairro Cidade Aracy, Dexter — ou Dexizz, como prefere ser chamado — lançou o clipe de
Nascido e criado no bairro Cidade Aracy, Dexter — ou Dexizz, como prefere ser chamado — lançou o clipe de "Pouco pra Entender", música que dá nome ao seu lema de carreira.

“Pouco pra Entender” é o single de Dexizz, são-carlense que deixou os gramados para seguir carreira na música.
Nascido e criado no bairro Cidade Aracy, Dexter — ou Dexizz, como prefere ser chamado — lançou o clipe de “Pouco pra Entender”, música que dá nome ao seu lema de carreira. O projeto independente, realizado com apoio de seus amigos, teve até a edição final feita pelo próprio artista.


[ www.youtube.com/watch?v=XCdfyWpI-iY ]


“Desde o início eu queria mostrar que com pouco a gente pode conseguir fazer a coisa virar. ‘Pouco para entender’ é uma gíria, ‘meia palavra basta'”, explica. O projeto contou com apoio de seus amigos, Heitor e Luquinha, da marca Runners, e a edição saiu do seu próprio celular. “A edição foi feita por mim mesmo, com o meu celular, no CapCut. O clipe é resultado desse conjunto.”

Dexizz já foi atleta


Dexter Cândido já foi atleta e chegou a se tornar profissional pelo Santos, mas a música era o que realmente fazia os seus olhos brilharem. “A música sempre esteve presente. Mesmo quando eu jogava bola, já escrevia, estudava e buscava aprender sobre música. Sempre gostei e quis ser artista”. Dexizz explica que a sua ligação com a música vem desde o dia em que nasceu, ao contar sobre a origem de seu nome: “meu pai sempre ouviu muito rap, fã de Racionais e colocou esse nome por causa do rapper Dexter, que naquele momento estava em alta, e era apadrinhado pelo Mano Brown”.


A virada de chave que o fez trocar a bola de futebol pelo microfone ocorreu quando ainda jogava pelo Santos. “Torcedores e outros atletas me aproximaram de pessoas que faziam parte da cena na Baixada Santista. Foi quando conheci o Mc Lon, e ele me deu a oportunidade de fazer um som. Então, eu percebi que sonhar era possível. Antes, eu sempre via isso como algo impossível, coisa de super-heroi”, relembrou.
O artista explicou quão difícil foi tomar essa decisão, e também falou sobre a percepção das pessoas. “Na época muitos disseram que eu era louco por largar o futebol e querer virar Mc, mas hoje as pessoas me respeitam mais”, refletiu.


Ao deixar o futebol, Dexizz foi tentar viver da música na capital do estado, onde morou no Capão Redondo. “Eu fui para São Paulo para fazer o meu som mesmo… morei muito perto de onde ficava o Mano Brown, conheci uma rapaziada muito boa de lá, e comecei a frequentar eventos da cena local.” Dexizz conta que ficava na casa de um amigo, mas a questão financeira pesou bastante e ele conciliava o sonho de viver da música com as entregas que fazia de bicicleta no centro da
capital paulista.

A volta a São Carlos foi uma decisão prática. Com o amigo que o hospedava partindo para outros projetos, e diante da dificuldade de se manter sozinho em São Paulo, teve de retornar. De volta à cidade natal, ele concilia um trabalho formal com a persistência no sonho da música.


“Hoje o meu objetivo é gerar identidade com a galera de São Carlos. Que me vejam como mais um deles, tentando crescer, mesmo com pouca estrutura.” Em suas letras, cita bairros como Aracy, Zavaglia, e Antenor Garcia, com a mensagem direta de esperança: “O meu objetivo é mostrar que é possível fazermos do nosso jeito.” Essa percepção da desconexão entre a periferia e o centro vai além da música.

Para o músico, São Carlos é uma cidade onde “você vale o que tem”, e essa divisão é geográfica e social. “Você vê isso na distância dos bairros, como o Aracy, do centro. Tudo está longe, e as oportunidades também”, observa. É justamente essa lacuna que ele quer ajudar a preencher. Seu trabalho na música é a semente de um projeto maior: o “Avance”, uma iniciativa para unir forças e impulsionar outros artistas da cena local.

As redes sociais do artista:

Instagram: @eudexizz
Youtube: https://www.youtube.com/@eudexizz
Spotify: Dexizz
TikTok: @eudexizz

Leia mais: Servidores de São Carlos tem data definida para receber 1ª parcela do 13º salário