Dia do Desafio 2022 será lançado dia 11 de maio, com evento on-line aberto ao público

Participam do encontro, que visa compartilhar boas práticas que estimulem um maior engajamento no evento, representantes do SescUNESCO e Instituto Distrital de Recreación y Deporte (Colômbia); Debate on-line será transmitido pelo canal do Sesc São Paulo no YouTube e na página do Dia do Desafio no Facebook
Dados da UNESCO apontam que, durante a pandemia, houve um declínio de 41% na atividade física no mundo. Outro dado de impacto negativo apurado pela UNESCO foi que 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária antes da pandemia. Estes preocupantes números reforçam ainda mais a relevância da 28ª edição do Dia do Desafio (DDD) – tradicional evento anual que traz como objetivo o incentivo à prática de atividade física regular pela população.

Trata-se de uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – coordenada no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da ISCA – International Sport and Culture Association – e da UNESCO. E no próximo dia 11 de maio haverá um evento especial para marcar o lançamento da campanha. Vale reforçar que o DDD, que neste ano traz como tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”, ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio (dia 25), propondo inúmeras oportunidades para a realização de atividades físicas.

Experiências – O evento de lançamento ocorrerá no formato de debate online, transmitido simultaneamente no canal do Sesc São Paulo no YouTube e na página do Dia do Desafio no Facebook, a partir das 15h30, com tradução simultânea para inglês e espanhol. O objetivo é compartilhar experiências e boas práticas que possam inspirar as cidades e instituições no desenvolvimento de seus projetos e atividades, estimular o pensamento crítico que embasem o desenvolvimento de políticas públicas, além de difundir estratégias que ampliem o engajamento das pessoas no Dia do Desafio e estimulem a manutenção de um estilo de vida mais ativo.

Para tanto, participam Fábio Eon (coordenador de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil), que apresentará o projeto Fit For Life, criado pela UNESCO, fundamentado em práticas esportivas que aceleram a recuperação da COVID-19 e que apoia a elaboração de políticas inclusivas e integrativas com o propósito de melhorar o bem-estar de jovens em todo mundo. 

Já ocoordenador do Dia do Desafio no Sesc Campinas, Vinicius Carneiro, compartilhará o Guia de Exercícios ao Ar Livre, ação desta unidade do Sesc que, com o objetivo de buscar autonomia da utilização das academias ao ar livre, disponibiliza à população vídeos com instruções para a realização de exercícios nos aparelhos colocados por prefeituras em praças e parques públicos. Os vídeos são acessados por QR Codes colocados nos equipamentos com orientação para prática dadas por educadores do Sesc.
Por fim, Mónica Durán e Jesús Acero Mora, representantes do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) de Bogotá-Colômbia, apresentarão o Programa de Ciclovia de Bogotá, como ferramenta de inclusão ao esporte e ao lazer.

A mediação será de Claudia Campos (Coordenadora de Campanhas e Eventos Físico-Esportivos do Sesc São Paulo), com apresentação de Carol Seixas (Gerente da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo).
Dia Do Desafio – Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

DIA DO DESAFIO 2022 – EVENTO DE LANÇAMENTO

Debate online Ocupar Espaços e Reunir Pessoas

Dia: 11/05, quarta-feira, às 15h30

Transmissão: Youtube Sesc São Paulo e Facebook Dia do Desafio

Apresentação: Carolina Seixas – Gerente GDFE

Mediação: Claudia Cassia de Campos – Coordenadora de Campanhas e Eventos – GDFE

Foto ilustrativa no link: bit.ly/3FpxDEJ

DIA DO DESAFIO 2022Dia: 25 de maio, quarta-feiraMais informações em: www.diadodesafio.org.brFacebook.com/odiadodesafio #diadodesafio #díadeldesafio #challengeday