Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado com passeata e panfletagem educativa

Todos usaram a cor azul, bem como os outros símbolos que também representam o autismo, como peças de quebra cabeça e a fita de conscientização, que significam, respectivamente, a complexidade do autismo - e seus diferentes espectros, e a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno.

A Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realizou no último sábado (02/04), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma panfletagem especial na região do Mercado Municipal. Foram distribuídos materiais educativos com informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Participaram entidades que atendem autistas como APAE e Espaço Azul, além pais, professores e profissionais que trabalham na educação especial. Todos usaram a cor azul, bem como os outros símbolos que também representam o autismo, como peças de quebra cabeça e a fita de conscientização, que significam, respectivamente, a complexidade do autismo – e seus diferentes espectros, e a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno.


Lucinha Garcia, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, acredita que a ação realizada na baixada do mercado foi importante para chamar a atenção sobre a síndrome, como as características, diagnóstico e tratamento do TEA. “O autismo ainda não é muito conhecido e o diagnóstico é difícil, já que os sintomas não são suficientes para incluí-los em nenhuma das categorias específicas do transtorno. Entendemos que o conhecimento é a melhor forma de combater o preconceito”, ressaltou a secretária agradecendo a participação de todos.


O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído no fim do ano de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como principal objetivo conscientizar a sociedade para a questão, promovendo a reflexão e a inclusão.


Também participaram da panfletagem e da passeata a vereadora Raquel Auxiliadora e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM), Adail Alves de Toledo.