Todo cidadão pode participar do Dia Mundial da Limpeza, sozinho ou em grupo, dos mutirões ou com ações simples, na própria casa, limpando suas calçadas, sarjetas, contribuindo com o descarte adequado de resíduos e a preservação do meio ambiente
O Dia Mundial da Limpeza contará com vários mutirões em São Carlos, no dia 17 de setembro, domingo, a partir das 9h, idealizados por associações de moradores e ONGs ambientais com envolvimento e apoio de diversas instituições, organizações, poder público e imprensa.
Nos mutirões o foco será a coleta dos resíduos descartados incorretamente nas ruas, calçadas, terrenos, parques, praças e margens de rios, e que, quando acumulados, podem causar muitos transtornos para a cidade, incluindo o agravamento das enchentes que costumam afetar a cidade de São Carlos.
Desde que a ideia foi lançada na cidade, no mês de julho, muitas instituições e empresas já aderiram ao movimento e às ações. O Dia Mundial da Limpeza é um movimento global e já acontece em mais 190 países e 71 milhões de pessoas já foram mobilizadas.
Como participar do Dia Mundial da Limpeza?
Você pode fortalecer algum mutirão que já foi organizado, reunir um novo grupo ou mesmo sozinho. O importante é se movimentar e repensar nossa produção excessiva de resíduos e os descartes inadequados.
Por onde começar?
Caso queira participar de um mutirão, busque informações sobre datas e locais dos que acontecerão na cidade, quem sabe não tem um perto da sua casa? Junte-se a ele!
Os locais atualizados e pontos de encontro no dia dos mutirões, poderão ser encontrados no link bit.ly/DML23saocarlos.
Para se movimentar individualmente, analise e escolha uma área que consiga dar conta (a área em frente sua casa ou um terreno próximo, por exemplo) e escolha um horário que o sol não esteja tão quente.
Outra possibilidade é juntar-se aos seus vizinhos. Combine com eles com antecedência e aumente a área da limpeza. Dessa forma dá para alcançar praças e espaços de convivência coletiva no bairro.
E o que você vai precisar para colocar a mão na massa no Dia Mundial da Limpeza?
Você vai precisar de 2 tipos de sacos de lixos, luvas (de preferência reforçadas) e ferramentas, como pás, vassouras etc.
Por segurança, é indicado usar calçados fechados, roupas que protejam do sol, atentar-se com objetos cortantes e locais que possam abrigar animais peçonhentos e insetos indesejáveis.
E para que a experiência seja mais confortável, tenha em mãos uma garrafinha retornável de água. Chapéu de sol e filtro solar também são muito bem-vindos.
O que devemos coletar e como coletar?
Todos os resíduos dispostos em locais inapropriados devem ser coletados, com exceção de animais mortos e resíduos hospitalares.
Se atente em separar os resíduos recicláveis (garrafas, latas, embalagens etc.) em um saco de lixo de cor diferente do resíduo orgânico (resto de frutas, alimentos etc).
Vidros podem ser coletados, e se estiverem quebrados, tome ainda mais cuidado na hora do manuseio. Coloque em uma embalagem resistente e identifique o conteúdo para quem for recolher.
Disponibilizando corretamente os resíduos, protegemos os catadores e coletores que já estão expostos diariamente a vários perigos. Acidentes com materiais perfurocortantes (vidro, seringas, espinhos), mordida de cães e contato com substâncias do lixo, constituem um dos maiores riscos à saúde desses trabalhadores, podendo ser a porta-de-entrada para microrganismos como bactérias, vírus, fungos e de contaminação como vírus (HIV e Hepatites B e C). Todo nosso cuidado é importante.
Assim que tiver coletado, como finalizar?
Coloque os sacos coletados em algum local de fácil acesso e no horário mais próximo possível da coleta domiciliar e seletiva.
Você também pode levar os materiais recicláveis em ecopontos, combinar a entrega com catadores locais ou se comunicar com cooperativas de reciclagem. Informe-se sobre locais de coleta seletiva no site EcoLógica (http://ecologica.saocarlos.sp.gov.br).
Boas práticas que podemos incorporar a partir do Dia Mundial da Limpeza:
- Minimizar nosso consumo e a grande produção de resíduos;
- Separar sempre os resíduos orgânicos dos recicláveis;
- Informar-se sobre os locais de descarte de resíduos específicos (pilhas, eletrônicos, etc) e sobre a coleta seletiva da sua região;
- Compostar os resíduos orgânicos para não acumular mais resíduos em aterros sanitários
(saiba como fazer em bit.ly/composteira-interna e bit.ly/composteira-quintal)
Por que fazer parte do Dia Mundial da Limpeza?
Quando damos uma volta por nosso bairro, praça, bosque ou qualquer outro local público, é comum encontrarmos acúmulos de resíduos fazendo parte dessas paisagens.
Ações como o Dia Mundial da Limpeza nos ajudam a refletir e estimula a ação positiva para minimizar o impacto da produção e descarte de resíduos.
Veja a seguir alguns dados que mostram como estamos atualmente:
- O município de São Carlos produz por dia mais ou menos 180 toneladas de resíduos domiciliares.
Fonte: SAAE, 2022.
- A quantidade de chorume* que o aterro sanitário de São Carlos produz é de aproximadamente 2 milhões de litros por mês.
*Chorume é um tipo de resíduo resultante da decomposição orgânica do lixo em aterros sanitários.
Fonte: São Carlos Ambiental
- O brasileiro produz aproximadamente 380kg de resíduos por ano (um pouco mais de 1kg produzido por dia). O Brasil se encontra em 4° lugar no ranking de países que mais produzem plástico. A média de reciclagem do plástico nos países do ranking é de 9%, enquanto no Brasil se recicla apenas 1,28% do total produzido, descartando anualmente 11,3 toneladas do material por ano.
Fonte: Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, 2020.
Vai participar do Dia Mundial da Limpeza?
Não esqueça de registrar sua ação e, poste nas redes sociais utilizando a hashtag #limpasanca Vamos juntos ajudar a limpar nossa cidade.
Leia mais: