A Câmara Municipal realiza nesta quarta-feira (31), às 10h, uma sessão solene para entrega do título de “Cidadão Benemérito de São Carlos” ao professor Victor Luiz do Prado, diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em reconhecimento à contribuição prestada ao município. A concessão do título foi oficializada através do Decreto Legislativo No. 970, de autoria do vereador Azuaite Martins de França, que será o orador oficial da solenidade.
Nascido em São Carlos em 22 de agosto de 1961, filho de Astolpho Luiz do Prado e de Maria Mercedes Hildebrand do Prado, Victor cursou o Colégio Diocesano La Salle, onde concluiu o secundário em 1978. No ano seguinte, realizou viagens ao Amazonas, Pará e Roraima atuando em trabalhos comunitários.
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Direito Empresarial, participou no Instituto Rio Branco do Curso de Preparação à Carreira Diplomática, no qual obteve o Prêmio Rio Branco, como primeiro da turma em 1989.
Em 1991 ingressou na London School of Economics e no período de 1993 a 1997, atuou na Missão do Brasil em Genebra, na Suíça. Integrou a equipe de negociadores do Brasil na fase final da Rodada Uruguai do GATT – Acordo Geral de Tarifas e Comércio – e presidiu o Comitê de Subsídios da Organização Mundial do Comércio (OMC). Também representou o Brasil no procedimento de Solução de Controvérsia com os EUA sobre Gasolina Reformulada.
Entre os anos de 1997 e 2001, foi assessor econômico no Gabinete do Chanceler Luiz Felipe Lampreia. Foi árbitro da OMC em procedimentos de Solução de Controvérsias entre EUA e Japão, Argentina e União Europeia, EUA e Canadá. Teve ainda participação em Conferências Ministeriais, viagens presidenciais, Foro Econômico de Davos e reuniões do Mercosul.
Em 2001 e 2002 serviu na Embaixada do Brasil em Berlim, como chefe do Setor de Imprensa, tendo sido Conselheiro na Divisão de Normas da OMC até 2005, ano em que assumiu o posto de Chefe de Gabinete Adjunto do Diretor Geral Pascal Lamy.
Responsável pelas relações com a América Latina e Alemanha, tratou de temas de Defesa Comercial, sendo posteriormente Diretor de projeto de ampliação e renovação da sede da OMC. Na ocasião, participou da negociação do tratado de sede com a Suíça.
Entre 2012 e 2021 foi Diretor da Divisão do Conselho e do Comitê de Negociações Comerciais da OMC. Foi então responsável pelos órgãos de governança da Organização, quais sejam, a Conferência Ministerial, Conselho Geral, órgão de Solução de Controvérsias e Comitê de Negociações Comerciais.
Foi membro do corpo docente e do conselho curador do World Trade Institute, da Universidade de Berna, Suíça. Senior Fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), no Rio de Janeiro. Professor convidado na London School of Economics, Colégio de México, Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, Universidade de Barcelona, École de Sciences Politiques de Paris, Collège d’ Europe em Bruges, Bélgica, Universidade de Coimbra e Universidade de Manchester. Professor em cursos de formação de funcionários públicos em mais de 30 países da África, Ásia e América Latina.
Entre as ordens honoríficas com que foi distinguido estão os títulos de Comendador da Ordem de Rio Branco, Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, em Portugal, e o Mérito Militar da Marinha Brasileira.