Dia de Doar espalhou solidariedade em Gramado

Dia 28 de novembro é o Dia de Doar, um movimento que começou nos Estados Unidos como Giving Tuesday e hoje está em vários países com uma missão muito especial: estimular cidadãos comuns a se unirem pela cultura da doação. Em Gramado, a ação ocorreu na Sociedade Recreio Gramadense das 8h30 às 18 horas. Durante todo o dia, as instituições presentes contaram com um espaço para a apresentação de seus trabalhos e para a arrecadação de donativos.

O prefeito de Gramado Fedoca modificou seu dia de atendimento ao público para a data, fazendo o atendimento na própria Recreio. A data também contemplou a área da saúde e assistência social, fazendo doação de cães, verificando a pressão arterial e nível de glicose e realizando atendimentos psicólogicos. Alguns profissionais também se prontificaram a ajudar, oferecendo de forma gratuita cortes de cabelo, maquiagem, massagem e reiki.

O Dia de Doar foi instituído em Gramado pela Lei Municipal 3.535/2017, a partir de um projeto apresentado pelo vereador Renan Sartori (PMDB). Hoje, mais de 35 países participam oficialmente. Participaram da campanha na cidade as entidades Vale a Pena Viver, Grupo Escoteiro George Fox, Hospital Arcanjo São Miguel, Pastoral de Apoio ao Menor Adolescente (PAMA), Centro de Reabilitação Emanuel da Região das Hortênsias (CRERH), Lar de Idosos Maria de Nazaré, Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais (APAE), Damas de Caridade e o Gabinete da Primeira-Dama.

Renan Sartori conta que já pela manhã foi realizada a doação de 302 livros para as salas de aula da rede municipal. Declara ainda “Estamos em busca de uma forma de projeto que possa contemplar nossas instituições, que fazem um trabalho único aqui na cidade e que precisam da nossa ajuda”.

Para o Gabinete da Primeira-Dama, o Dia de Doar foi uma oportunidade para apresentar seu projeto de Natal Solidário ao público. Já Juliano, do Hospital Arcanjo ao Miguel ressalta a solidariedade de todos “Nós vemos como as pessoas estão envolvidas, querem fazer o possível para ajudar, bom ver que nos dias de hoje ainda temos pessoas solidárias”.

Quem tem coração doa, quem doa transforma é o slogan da campanha deste ano. “Doar é usar o seu dinheiro, o seu tempo, o seu poder de mobilização para fazer um mundo melhor.”