Drone de Prefeitura que atuava no combate à dengue é atingido por tiro

Drone de Prefeitura que atuava no combate à dengue é atingido por tiro
Drone de Prefeitura que atuava no combate à dengue é atingido por tiro

Na tarde desta segunda-feira (26), por volta das 15h30, durante uma operação nas proximidades da Praça das Américas, no bairro Nova Aparecida, um disparo de arma de fogo atingiu uma das hélices do drone

A Prefeitura de Jaboticabal, por meio do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, informa que utiliza, há algumas semanas, drone agrícola para aplicação de larvicida biológico em áreas de difícil acesso ou com grande concentração de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O equipamento é operado a partir da via pública, de forma ágil, não invasiva e segura, e aplica um produto biodegradável, que atua exclusivamente sobre as larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, sem oferecer risco a pessoas, animais ou ao meio ambiente.


Ocorrência

Na tarde desta segunda-feira (26), por volta das 15h30, durante uma operação nas proximidades da Praça das Américas, no bairro Nova Aparecida, um disparo de arma de fogo atingiu uma das hélices do drone, interrompendo imediatamente a atividade. O responsável pelo setor recolheu o equipamento e registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia.

A Polícia Civil já iniciou a investigação para apurar o caso. O drone será encaminhado para conserto pela empresa responsável pelo serviço e, assim que o equipamento for recuperado, as ações de combate à dengue com uso de drone serão retomadas, agora com apoio da Polícia Militar.


Saúde

A Administração Municipal reforça que o uso do drone é exclusivamente voltado à saúde pública, não tendo qualquer relação com fiscalização, georreferenciamento de imóveis ou atualização cadastral para fins tributários.

A Prefeitura lamenta a circulação de informações falsas sobre o tema e destaca que atos desse tipo colocam em risco o trabalho de combate à dengue e a segurança dos profissionais envolvidos, além de prejudicarem diretamente a saúde da população.

Em caso de dúvidas, a orientação é que os munícipes busquem sempre os canais oficiais da Prefeitura, evitando a disseminação de boatos ou informações sem fundamento.

Leia mais: Grave acidente mata casal e comove a região