Durante visita ao Citesc, presidente da Câmara diz que é preciso discutir a economia pós-pandemia

O presidente da Câmara,Roselei Françoso, visita as obras do Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (CITESC)

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), foi convidado pelo Instituto Inova a visitar as obras do Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (CITESC), uma parceria público-privada que nasceu há 11 anos.

Durante a visita, realizada na sexta-feira (19), o presidente foi recepcionado pelo presidente do Conselho Administrativo do Instituto Inova, Marcelo da Paz, pela presidente executiva do Inova, Bruna Boa Sorte, e pelo relações institucionais do Instituto, Emiliano Saran.

Roselei aproveitou para discutir com os representantes do Instituto Inova perspectivas para o futuro da economia pós-pandemia. “Agora, estamos focados em encontrar soluções para salvar vidas, mas não podemos deixar de pensar num segundo momento, que é o de retomar o crescimento econômico”, observou.

O CITESC tem a missão de acelerar resultados de pesquisas científicas em áreas médicas e farmacêuticas com o objetivo de se tornar uma referência na área da saúde quanto à produção de equipamentos, serviços, validação, licenciamento, acesso a mercados e comercialização de produtos inovadores.

A Prefeitura de São Carlos, as universidades instaladas no município, Instituto Inova e governo federal são parceiros do CITESC. “A meta aqui é abrigar, desenvolver e fomentar projetos com perfil de extensão, aplicação de ciência, tecnologia e inovação em saúde”, explica Marcelo da Paz, diretor administrativo do Instituto Inova, responsável pela gestão do Citesc.

A construção do prédio encontra-se na fase final. Ao todo serão 10 mil metros quadrados, dos quais 4,7 mil serão concluídos nesta primeira fase. A obra recebeu recursos municipais, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Finep e recursos do grupo Encalso Damha.

 “Eu vi nascer este projeto quando trabalhei na Prefeitura e agora posso acompanhar sua conclusão. Fico feliz de saber que estamos prestes a colocar o CITESC para funcionar e no que depender da Câmara Municipal daremos todo o apoio necessário”, frisou o presidente.

Seminário – Durante a visita, o presidente da Câmara e os representantes do Inova iniciaram as discussões para realizar um seminário que irá debater e apontar saídas para a economia depois da pandemia.

“São Carlos reúne todas condições para construirmos saídas para a economia”, destacou Bruna Boa Sorte, “e o Instituto Inova está pronto para colaborar no que for preciso”, frisou. “Ao mesmo tempo em que dedicamos esforços para auxiliar o sistema de saúde a sair do colapso, precisamos iniciar um plano para o pós-pandemia”, observou Roselei.