Eclipse Total da Lua com superlua na noite de 25 para 26 de maio

Eclipse será visto somente como parcial em partes do Brasil, mas superlua será vista em todo o Brasil durante toda a noite

Do Observatório Nacional

Eclipse total da Lua acontece com superlua no início da manhã desta 4a.feira dia 26 de maio. O eclipse será visto somente como parcial em uma parte do Brasil, mas a última superlua do ano será vista em todo o Brasil na noite do dia 25.

O eclipse da Lua ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. Quando um corpo extenso ilumina outro corpo extenso ocorrem duas regiões de sombra: uma sombra que recebe luz de alguns pontos da fonte luminosa, chamada penumbra e uma sombra que não recebe luz nenhuma da fonte luminosa, chamada de umbra. Corpo extenso é aquele que tem alguma dimensão, ou seja, que não é um ponto. 

Quando a Lua entra na penumbra temos um eclipse penumbral, quando entra em parte da umbra, temos um eclipse parcial e quando entra totalmente na umbra temos o eclipse total, quando a Lua fica ainda mais linda e avermelhada. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial. 

Ao contrário do eclipse total do Sol que é visto somente em uma faixa estreita sobre a Terra, o eclipse total da Lua é visto em todo o lugar onde a Lua está sendo vista. Ocorre que esse eclipse do dia 26 será visto como total somente na Austrália,  parte oeste dos EUA, parte oeste da América do Sul e sudeste da Ásia. 

No Brasil não será visto como total, pois a Lua estará se pondo ou já terá descido pelo horizonte quando começar o eclipse. No extremo nordeste nem será visto. Será visto como penumbral com a lua muito próxima do horizonte na região sudeste e parte leste das regiões norte e centro-oeste. Será visto como parcial na parte mais oeste do país. Quanto mais a oeste melhor será visto. No eclipse penumbral não conseguimos perceber a diminuição da luminosidade da Lua a olho nu.  

EventoHora UTCHora Legal de Brasília
Eclipse penumbral começa08:47:3905:47:39
Eclipse parcial começa09:44:5806:44:58
Eclipse total começa11:11:2608:11:26
Eclipse Máximo11:18:4208:18:42
Eclipse total termina11:25:5408:25:54
Eclipse parcial termina12:52:2309:52:23
Eclipse penumbral termina13:49:4410:49:44

fonte: http://www.timeanddate.com

Felizmente, a lua cheia de perigeu, conhecida como superlua cheia, será vista durante toda a noite do dia 25 para o dia 26,  em qualquer lugar do Brasil!

O Observatório Nacional fará a partir das 5h30 da manhã, pelo seu canal do youtube, a retransmissão ao vivo do eclipse total da lua com comentários da pesquisadora Josina Nascimento. A possibilidade de visibilidade vai depender das condições do tempo dos locais de onde serão feitas as transmissões.