Ecoponto do Paulistano auxilia Parque Ecológico na coleta de esponjas

Ajudando o PESC

O Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna está recebendo ajuda extra para o Programa Nacional de Reciclagem – Brigada de Esponjas Scotch-Brite com a participação do Ecoponto do Paulistano, que está separando buchinhas usadas e espuma que são descartadas no local.


Nesta semana o diretor de Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani e a chefe de Seção do Parque Ecológico de São Carlos, Samanta Campos da Silva, retiraram do Ecoponto mais de 100 quilos entre buchas e espumas. “Ao participar do Programa Nacional de Reciclagem estamos colaborando para que os resíduos deixem de ser descartados na natureza para, em vez disso, serem transformados em matéria prima. Todas as unidades recolhidas são repassadas para a empresa TerraCycle, responsável pela reciclagem, para inserir novamente esse material na cadeia produtiva”, explica o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, Fernando Magnani.


Desde 2014 o Parque Ecológico de São Carlos, através da “Campanha Internacional Zoos & Aquariums For 350ppm”, juntou-se a Scotch-Brite e a TerraCycle, para participar do Programa Nacional de Reciclagem – Brigada de Esponjas Scotch-Brite, deixando o planeta ainda mais limpo.


O trabalho também é realizado com as escolas municipais de São Carlos. A ação junto à comunidade realizada pela equipe do Parque contribui de forma direta para a redução de resíduos de difícil decomposição e para o aumento da vida útil do aterro sanitário.


O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque no momento não está aberto para visitação pública em virtude COVID-19, porém como Plano SP liberou o funcionando de parques a equipe já está preparando o local para que as visitas presenciais retornem, com agendamento, a partir do mês de setembro. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.