Ecoponto do Paulistano funciona de maneira parcial após incêndio

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos informa que o Ecoponto Jardim Paulistano (Rua Indalécio de Campos Pereira, 1120 – esquina com Rua Américo J. Canhoto) foi reaberto para operações parciais nesta quarta-feira, 14 de janeiro.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos informa que o Ecoponto Jardim Paulistano (Rua Indalécio de Campos Pereira, 1120 – esquina com Rua Américo J. Canhoto) foi reaberto para operações parciais nesta quarta-feira, 14 de janeiro.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos informa que o Ecoponto Jardim Paulistano (Rua Indalécio de Campos Pereira, 1120 – esquina com Rua Américo J. Canhoto) foi reaberto para operações parciais nesta quarta-feira, 14 de janeiro. A unidade estava interditada por medidas de segurança após um incêndio criminoso que danificou a estrutura e a biblioteca comunitária no local.


Neste primeiro momento, o atendimento ocorre com restrições. Estão sendo aceitos apenas pequenos volumes dos seguintes materiais:
• Resíduos de Construção Civil (RCC): até 1 m³;
• Móveis velhos: até 1 m³;
• Eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos;
• Gesso: até 1 m³.

Situação do Ecoponto

SUSPENSÃO DE RECICLÁVEIS – O recebimento de materiais recicláveis está temporariamente suspenso exclusivamente na unidade do Jardim Paulistano, uma vez que o incêndio destruiu as baias e a mesa de triagem. A autarquia orienta que esses materiais sejam encaminhados aos outros cinco ecopontos da cidade. O descarte correto é fundamental para o meio ambiente, além de ser um suporte financeiro às famílias de catadores da Coopervida.

RESTRIÇÕES E DESCARTE ADEQUADO – O SAAE reforça que materiais como espelhos, tintas e amianto são classificados como resíduos perigosos e não são aceitos em nenhum ecoponto. Para descartar volumes superiores a 1 m³ ou resíduos perigosos, o munícipe deve contratar empresas de caçamba cadastradas na Prefeitura. No caso de embalagens vazias de tinta, o descarte deve ser feito via logística reversa.

FURTO E INCÊNDIO – Na madrugada de 12 de janeiro, o local foi alvo de tentativa de furto e incêndio. As chamas atingiram quatro baias da coleta seletiva, destruindo cerca de 5 m³ de recicláveis e a cobertura da área de triagem. A biblioteca comunitária, mantida pela cooperada Marta Regina Gonçalves da Silva com doações da comunidade, foi totalmente perdida. O acervo possuía mais de 200 obras. O caso foi registrado na Polícia Civil para investigação e responsabilização dos autores.

PLANO DE RECONSTRUÇÃO – A limpeza da área já foi concluída. O cronograma de obras inclui a reconstrução das baias e a reforma estrutural. Além disso, o projeto prevê a criação de uma nova baia independente, dedicada exclusivamente para abrigar a nova biblioteca comunitária, afastada da área de reciclagem.

RELAÇÃO DE ECOPONTOS EM SÃO CARLOS
• São Carlos VIII: Rua Capitão Luiz Brandão, 1847 – esquina com Av. Cônego A. Volpe
• Jardim Paulistano: Rua Indalécio de Campos Pereira, 1120 – esquina com Rua Américo J. Canhoto
• Jardim Medeiros: Rua Aristodemo Pelegrini, s/n (esq. com Rua João Genovez)
• Vida Nova (Planalto Verde): Avenida Regit Arab, 1205
• Jardim Ipanema: Rua Miguel Petrucelli, s/n
• Cidade Aracy: Av. Arnoldo Almeida Pires, 1507
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h.

Leia mais: Previsão indica risco de temporal em São Carlos nesta quinta-feira