Eleições 2020: Newton Lima e Zé Parrella disputarão a eleição em São Carlos?

Ontem, 16, numa roda de conversa política dois articuladores ligados a partidos projetavam que a disputa eleitoral poderia acontecer em São Carlos com dois nomes interessantes, além é claro de todos os demais que podem se envolver na corrida ao Paço Municipal em 2020, estamos falando do ex-prefeito, ex-reitor da UFSCar e ex-deputado federal Newton Lima e também do atual prefeito de Ibaté, José Luiz Parrella, o Zé Parrella.

Ambos tem grande penetração popular pelos feitos que tiveram a frente de suas cidades como prefeitos. Mas resta saber se essa disputa realmente irá ocorrer em São Carlos, o que seria uma espécie de Palmeiras x Corinthians da política local.

Sobre Newton Lima, apesar dele desconversar, dizem nos bastidores que muitas pessoas que fazem parte do grupo ex-prefeito são entusiastas de sua candidatura em 2020. No PT, seu partido, há a pré-candidatura da ex-vereadora Silvana Donatti colocada à mesa de discussões, porém se o ex-prefeito resolver ser candidato, certamente Silvana não colocará óbice a este caso, afinal de contas, Newton tem prestígio suficiente para ser unanimidade dentro do seu partido. A única coisa que poderia impedir sua candidatura seriam problemas jurídicos, mas pelo que se sabe, para 2020, o ex-prefeito reuniria condições à disputa. Resta saber qual será sua sinalização ao ano que vem.

Newton tem um legado em São Carlos e é sempre lembrado como um bom gestor, até porque nunca votou no PT, portanto, seu nome tem peso político considerável em qualquer disputa.

Já Zé Parrella, isso mesmo, o prefeito de Ibaté, empresário de sucesso e administrador consagrado em sua cidade, numa entrevista concedida a este repórter disse que não se furtaria e que nem fugiria à sua responsabilidade caso desejasse concorrer ao cargo de prefeito de São Carlos.

O Zé, como é carinhosamente chamado por muitos em Ibaté, é um político daquele estilo “bateu e levou”, ou seja, ele fala o que pensa e fez muito por Ibaté. É claro que uma cidade como a nossa querida vizinha tem problemas e o Zé Parrella não é capaz de solucionar todos de uma vez, mas é preciso observar e comparar o que havia em Ibaté antes do seu governo e também que há hoje depois de suas gestões. A melhoria é nítida, mas muitos não conseguem compreender que problemas estruturais que a cidade possui precisam ser resolvidos em décadas e não apenas com duas gestões.

Se Zé Parrella realmente se candidatar a prefeito de São Carlos seu nome seria uma novidade e constituiria uma espécie de guinada para o PSDB local que vem de um governo fraco com Paulo Altomani e sem lideranças de carisma para a disputa eleitoral em 2020, já que Lobbe Neto, segundo dizem alguns, parece que se retirou da política depois de clamorosamente ser derrotado na tentativa de eleição para mais um mandato à Câmara dos Deputados e deixou muitos órfãos em São Carlos e na região.

A injeção de ânimo que Zé Parrella daria ao PSDB de São Carlos seria importante para que o partido não fosse dinamitado na região e se tornasse apenas um coadjuvante dos tucanos de Araraquara.

Enfim, nada é certo e muita coisa mudará até a eleição, mas ontem pelos corredores políticos de São Carlos havia a projeção de disputa entre Newton e Zé Parrella. Uma disputa meio Vingadores: Ultimato, mas que pode ocorrer, sempre respeitando os demais concorrentes.

Renato Chimirri